Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte implanta sapataria para pacientes com hanseníase

Serviço visa atender pacientes com hanseníase que estão em tratamento na Rede Básica de Saúde

Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte implanta sapataria para pacientes com hanseníase

A equipe técnica do Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte implantou o serviço de sapataria, anexo ao centro de reabilitação do município, para atender os pacientes com hanseníase que estão em tratamento na Rede Básica de Saúde.

O novo serviço conta com a parceria da ONG internacional Kobras, sediada em Rondonópolis e representada por Manfred Goobel, que doou os materiais.

A Secretaria Municipal de Saúde também cedeu o espaço para abrigar a sapataria e custeou a capacitação de cinco servidores que trabalharão na oficina ortopédica.

De acordo com o coordenador das Ações de Hanseníase e Tuberculose da Região Araguaia Xingu, Gonçalo Gomes Souza, é comum que os pacientes em tratamento apresentem um quadro de saúde com alterações na sensibilidade dos pés e úlceras plantares, inclusive pés diabéticos.

“Por atacar os nervos periféricos, a hanseníase é um doença que traz sérios problemas de saúde e pode ocasionar inúmeras deformidades em seus pacientes”, esclareceu o coordenador.

O atendimento aos municípios ocorrerá por agendamento prévio, podendo atender até três pacientes por dia. Com o serviço de sapataria, os pacientes passam a receber palmilhas com adaptação para os calçados, que auxiliam na recuperação e reabilitação do tratamento.