Escolas estaduais recebem kits para pintura e revitalização

Redação PH

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Escolas estaduais recebem kits para pintura e revitalização

Quatro escolas estaduais e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá) foram contempladas com kits de tintas que serão utilizados na revitalização das unidades. A ação é da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio do eixo Estrutura do Programa Pró-Escolas.

De acordo com o secretário-adjunto de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, 200 unidades serão contempladas nesse projeto. “Recebemos as demandas das escolas e fizemos um levantamento, avaliando as necessidades das unidades e quais precisavam mais”, disse Porto.

Os trabalhos demandaram ainda uma visita técnica nas unidades das equipes de engenharia e arquitetura da Seduc. “Nessa primeira etapa do projeto, aproveitamos a Caravana da Transformação para beneficiar as escolas de Barra do Garças que já estão no nosso relatório”.

Receberam as tintas as escolas: Senador Filinto Müller, Nossa Senhora da Guia, Jardim Araguaia e Marechal Dutra, além da sede do Cefapro. “Aproveitamos para nos reunir com os diretores das escolas e colocar nossa equipe à disposição para tirar as dúvidas. Eles receberam ainda um projeto, orientando como deve ser feita a pintura, dentro do prazo de 180 dias”, afirmou o secretário-adjunto.

A diretora da Escola Filinto Müller, Benedita Bertulina, conta que ficou surpresa quando tomou conhecimento de que a escola seria beneficiada com a ação. “Vamos pintar a escola com novas cores, estamos felizes, nossa escola é conservada, mas nada melhor que dar uma cara nova, né?”, disse ela. A escola conta com 480 alunos do Ensino Fundamental I e II.

Justina de Souza é diretora da EE Gaspar Dutra, que atende 810 alunos do Ensino Médio, em três períodos. “Recebemos ontem a notícia e estamos felizes, a equipe esteve na escola, mas não esperávamos que seria tão rápido e nessa quantidade. É uma surpresa muito boa”, afirmou.

A diretora lembrou ainda que a última reforma na escola foi em 2014. “Muita coisa não foi finalizada, mas desta vez vamos receber todo o suporte para realizar as mudanças necessárias, como é o caso da pintura. Recebemos um memorial para ajudar, vamos ficar com a escola perfeita, que é como nossos alunos merecem”.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, ressaltou que a melhoria das estruturas é um dos eixos do Pró-Escolas e que isso consiste não só em novas construções. “Também estamos investindo fortemente em reformas e até em mudanças estéticas das unidades escolares. Esta ação, que já está em andamento, vai permitir isso, é importante gerar um ambiente para o ensino, já que o nosso grande objetivo é a aprendizagem”, disse.

Escolas Plenas

Conforme o secretário-adjunto, Allan Porto, uma das prioridades da ação serão as 14 Escolas Plenas, que funcionam no modelo de ensino integral em Mato Grosso. A primeira a ser contemplada com os kits do Pró-Escola-Estrutura foi a Escola Plena Nossa Senhora da Guia, que recebeu uma visita da comitiva da Seduc.

Segundo a diretora da unidade, Cleusa Alves de Oliveira, a expectativa é que as demandas comecem a ser atendidas. “Trabalhamos em tempo integral e precisamos desse reforço na estrutura para melhor atender os alunos. E o secretário Marrafon está nos dando esse retorno positivo”.

Estudante do 3º Ano, Larissa Fonseca afirma gostar do modelo adotado pela escola. “Ajuda no aprendizado e os professores demonstram uma preocupação com a gente, temos um bom acompanhamento”.

Simon Evaristo, de 17 anos, estudou na escola em 2016, chegou a se matricular em outra para o ano letivo de 2017, mas acabou retornando. “Como é meu último ano e a escola adotou o modelo integral, achei que esse seria um reforço para eu conseguir entrar em uma universidade. Quero cursar direito, e aqui na escola lidero um grupo sobre política”, contou.

Para o estudante, a visita do secretário Marrafon e da equipe da Seduc mostrou o comprometimento com a educação pública e também com a transparência. “Ele veio, conversou com a gente, mostrou dedicação com a escola, gostei”, finalizou.

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