Escolas estaduais atingem mais de 90% no índice de escolha do livro didático

Os livros serão entregues pelo próprio Ministério da Educação (MEC) diretamente às unidades escolares via Correios.

Os livros didáticos devem chegar até o início do próximo ano letivo - Foto por: Assessoria

As escolas da Rede Estadual de Ensino atingiram o índice de 90,3% escolha dos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para o ano letivo de 2020, conforme relatório do Ministério da Educação (MEC). O prazo para a seleção das obras, por meio do sistema PDDE Interativo do MEC, terminou na terça-feira (17.09) às 23h59min.

Nilséia Maldonado, responsável pelo livro didático na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), explica que os livros serão entregues pelo próprio Ministério da Educação (MEC) diretamente às unidades escolares, via Correios. “Os livros serão entregues para os alunos no início do ano letivo, com o compromisso de devolução no final do ano”, destaca.

O Superintendente de Educação Básica da Seduc, Richard Carlos da Silva, lembra que a quantidade de livros que chegarão será de acordo com o censo escolar do ano anterior à escola.

“A entrega é feita para as escolas urbanas. As unidades escolares do campo, quilombola e indígenas ficarão sob responsabilidade das respectivas Assessorias Pedagógicas. Não havendo Assessoria Pedagógica no município, os livros ficarão nas secretarias municipais de educação à disposição das escolas”, esclarece.

A próxima escolha dos livros didáticos do 6º ao 9º ano será somente em 2023. A escolha para o Ensino Médio será feita em 2020.

Livros Literários

Nilséia Maldonado assinala que a escolha dos livros literários também do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental ocorre no primeiro semestre de 2020.  São livros que estarão à disposição dos alunos, assim como também comporão o acervo da biblioteca das unidades escolares. “As escolas que não fizeram a escolha dos livros didáticos para 2020, podem participar da seleção dos livros literários”, explica.