Escola usa internet, livros didáticos e apostilas para ampliar aprendizagem em MT

Professores são capacitados na própria unidade para utilizarem as ferramentas tecnológicas

Os novos tempos exigem domínio da tecnologia em sala de aula - Foto por: Divulgação

A equipe gestora da Escola Estadual Souza Bandeira, em Cuiabá, tem capacitado professores no domínio de ferramentas tecnológicas, a fim de garantir uma educação de qualidade em tempos de pandemia.

Além do uso das novas plataformas e aplicativos, os professores trabalham com livros didáticos que foram entregues para os alunos, além de produzirem as próprias apostilas. O trabalho é realizado pelos coordenadores pedagógicos Luciano Dall Alba, Flávia e Silvana.

“Trabalhamos incansavelmente, instruímos nossos professores a utilizarem a plataforma do Google Classroom, focando na formação da trilha pedagógica que está em andamento. Os professores com dificuldades têm toda a orientação para um domínio dos aplicativos. O resultado é o melhor possível”, afirma Luciano.




Os professores aprendem desde o básico, como enviar um link de convite do Classroom para a turma, pelo WhatsApp, como também fazer uma videoaula pelo celular e computador utilizando multiplataformas.

Todo esse esforço conta com a colaboração de um professor de ciências e do bibliotecário. Eles participam da formação dos multiplicadores, desde o conhecimento ao uso da plataforma.

Alguns professores mesclam o uso do WhatsApp, que é uma ferramenta instantânea, com o Classroom.

Para que o aluno não seja prejudicado, o professor envia vídeos e áudios explicativos de conteúdo e esclarecendo as questões e as resoluções das atividades, tirando as dúvidas dos alunos sempre que necessário.

“Nós temos dois momentos, sendo um em sala de aula virtual e o outro que precisamos atender os estudantes, tanto os alunos que têm internet, como os alunos que não têm. E essa é a nossa função, nós fazemos com muito prazer”, acrescenta o coordenador.