Escola Nico Baracat vai ampliar atendimento para 1.200 estudantes em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Escola Nico Baracat vai ampliar atendimento para 1.200 estudantes em Várzea Grande

Compartilhe:

Como parte das festividades em homenagem aos 156 Anos de Fundação de Várzea Grande, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entregou o prédio da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda, ‘Nico Baracat’. O espaço, teve investimentos de mais de R$ 7 milhões do Estado e atenderá cerca de 1.200 estudantes de uma grande área que cobre diversos bairros e se encontra localizado no Nova Fronteira.

Mauro Mendes destacou que a obra segue o padrão de investimentos que estão sendo aplicados em Mato Grosso. “Estamos construindo 60 novas escolas por todo Mato Grosso e reconstruindo outras para deixá-las iguais a esta. Estamos investindo na área pedagógica, levando tecnologia para dentro das nossas escolas, e trazendo o que temos de melhor no Brasil para as nossas salas de aula”.   

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto ressaltou o compromisso do Governo do Estado de investir em qualidade e entregar mais uma unidade totalmente equipada e com espaços com acessibilidade e segurança para o ensino e aprendizagem. Na nova unidade os estudantes terão 16 salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, cozinha moderna e equipada, quadra poliesportiva, dependência administrativa, sala de apoio psicopedagógico, além de espaço para cursos profissionalizantes (Profissão 4.0).

“Hoje inauguramos mais uma escola no padrão de qualidade definido pelo Governo desde 2019, com salas climatizadas, Chromebooks, kits de robótica e os materiais do Sistema Estruturado de Ensino”, disse.

Para o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a entrega da escola evidencia o compromisso do Governo do Estado em avançar na melhoria da educação em Mato Grosso. “Essa grandiosa obra é o resultado da determinação, do trabalho e dedicação da equipe do Governo do Estado e de nossa equipe de Várzea Grande para atender os estudantes. Estamos trabalhando buscando oferecer cada vez mais condições para uma Educação de qualidade”, reforçou Kalil Baracat, sinalizando que a busca de resultado é influenciada quando existe atuação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande em busca do bem comum para todos.

Kalil Baracat lembrou que estava naquele evento não apenas como prefeito de Várzea Grande, mas como filho do homenageado, Nico Baracat, que teve sua importância no dia a dia da cidade ou do Estado de Mato Grosso.

“Me sinto lisonjeado por receber uma homenagem desta importância, até porque somos de uma família de educadores, meu pai era da Educação, assim como minha avó e quando você empresta seu nome a uma escola, você está permitindo que centenas de milhares de pessoas tenham oportunidade futura, pois o conhecimento é ilimitado e se os alunos compreenderem isto podem estar dando um passo definitivo pelo seu futuro profissional”, disse Kalil Baracat.

O senador Jayme Campos, pontuou sobre a importância da construção no processo de aprendizagem. “É uma obra de qualidade e que vai contribuir para os nossos alunos e para a construção do futuro do país. É na escola que o aluno adquire a consciência de seus direitos e deveres, expressa suas opiniões e defende seus princípios como cidadão”, pontuou.

O ex-governador e atual deputado estadual, Júlio Campos, classificou a entrega da unidade como “uma enorme contribuição para a comunidade”, ao se referir ao número de estudantes que serão atendidos durante os períodos letivos. Júlio ainda reforçou a importância de tratar a educação como prioridade em Mato Grosso.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis informou que as instalações onde funcionava a antiga escola serão devolvidas à administração municipal, possibilitando a ampliação no atendimento aos alunos da rede municipal.

A inauguração da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda ‘Nico Baracat’, contou também com a presença dos deputados federais Fábio Garcia, Abílio Brunini e Coronel Assis; deputados estaduais Gilberto Figueiredo e Paulo Araújo; secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Roveri (Segurança Pública), Jefferson Neves (Cultura, Esportes e Lazer); entre outras autoridades.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp