Escola Marechal Dutra é transformada em unidade modelo

Secretário Alan Porto ressalta os grandes investimentos do governo na educação do município

Secretário de Educação visitou a unidade nesta segunda-feira, acompanhado pelo diretor - Foto por: David Borges

Uma escola completamente nova, irreconhecível para quem um dia já estudou ou trabalhou lá. Uma das maiores transformações em unidades escolares de Mato Grosso aconteceu em Rondonópolis. Depois de anos de luta, a Escola Estadual Marechal Dutra está prestes a ser entregue para a comunidade.

A unidade escolar, fundada em 1953, teve um investimento de R$ 4.400.721,50. A reforma geral não transforma apenas a aparência do prédio, mas a qualidade para o ensino.

Coordenadora da Marechal Dutra, Edileusa Jacyntho, que conhece muito bem a história desta unidade, relata que as salas com infiltrações, iluminação fraca e um calor insuportável prejudicavam o aprendizado dos estudantes. Ela relata que, principalmente no período da tarde, era comum alunos passarem mal e os pais terem que ser chamados.




Quando puderem retornar às salas de aula, a realidade vai ser totalmente outra. Toda a escola climatizada, as salas mais amplas, claras.

A acessibilidade é outro ponto de grande evolução. Como há desnível entre um prédio e outro, há rampas em vários pontos.

“Há dois, três anos a atratividade da nossa escola era zero. Essa reforma transformou nossa realidade. Agora, tudo o que queremos é melhorar nossos índices de aprendizagem”, ressalta o diretor da unidade, Evandro Brocuá.

VEJA COMO ERA

Foto por: David Borges

E COMO FICOU

Foto por: David Borges

Projetos serão retomados

As portas de madeira, o teto que ameaçava cair, as paredes com infiltrações, os ventiladores pendurados nos corredores, tudo isso é passado na EE Marechal Dutra.

Edileusa destaca que muitos projetos desenvolvidos pela escola tiveram que ser cancelados com o tempo, porque a estrutura não suportava mais. Em uma área ampla do pátio, coberta, que eles chamam de barracão, os alunos tinham várias atividades extracurriculares. Mas a estrutura ameaçava cair a qualquer momento.

Com a reforma geral, a coordenadora afirma que tudo será retomado.

Prioridade em Rondonópolis

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que a Escola Estadual Marechal Dutra é referência do trabalho de qualidade implantado na gestão do governador Mauro Mendes.

“Rondonópolis vai receber esta unidade praticamente nova. Também está próximo de ser concluída a escola no bairro Jardim Tereza, com investimento de mais de R$ 4,8 milhões. O município é o primeiro a ter quase 100% das escolas climatizadas. São investimentos que demonstram a atenção do governo ao município, principalmente na área da educação”, reforça Alan Porto.

Foto por: David Borges

As obras da escola do bairro Maria Tereza foram retomadas pela atual gestão após sete anos de paralisação. O novo prédio terá capacidade para atender 960 alunos e vai abrigar a Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva.

Serão 16 salas de aula, laboratório de informática e biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros e vestiários, praça de recreação e urbanização, parte administrativa e quadra poliesportiva coberta, além de receber todo o mobiliário e equipamentos novos.