Escola Dom Pedro II deve ser instalada em Sinop

Escola Dom Pedro II deve ser instalada em Sinop
Fablício Rodrigues /ALMT

Escola Dom Pedro II deve ser instalada em Sinop

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) é autor de uma indicação que sugere ao governo do estado a implantação de uma unidade da Escola Estadual “Dom Pedro II”, de competência do Corpo de Bombeiros (CBMT), no município de Sinop.

A ideia, segundo ele, é criar novas unidades da escola que é referencia em termos de qualidade de ensino no Brasil. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo são alguns dos estados que também possuem unidades Dom Pedro II.

Em Mato Grosso, a instalação da unidade militar de ensino tornou-se permitida a partir da Lei Nº 8.171/2004. O objetivo é atender alunos do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental e 1º e 2º ano do ensino médio. A primeira escola instalada em Mato Grosso ocorreu em 1º de agosto de 2018, e está localizada no município de Alta Floresta. A unidade atende mais de 200 alunos.

“A promoção educacional é peça chave na formação de nossos jovens, porque busca desenvolver nos alunos o sentimento de amor à pátria e uma sadia mentalidade de disciplina consciente”, observou Silvio Fávero que é a favor da instalação de escolas militares nos 141 municípios mato-grossenses. A indicação de Fávero foi encaminhada ao governador Mauro Mendes (DEM), com cópia à Secretaria de Segurança Pública, ao Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Educação.

O deputado também é autor do projeto de lei nº 361/2019, que facilita a criação de escolas militares em Mato Grosso. O intuito, segundo Fávero, é oferecer excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família e a pátria e o incentivo ao esporte.

Em Mato Grosso existem seis escolas militares, instaladas nas cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Juara, Confresa e Alta Floresta. As unidades estão na lista dos colégios públicos com melhores índices de desempenho. A avaliação é do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A maioria dos estados brasileiros já possui colégios administrados pelo Exército ou Polícia Militar, todos formalmente definidos como escolas públicas, apesar de comumente haver cobranças ou pedidos de contribuição de taxas mensais, mas que servem para a manutenção dos colégios”, argumentou Fávero, autor da inciativa, ao defender que a escola militar surgiu da necessidade de reverter situação caótica em que se encontra a educação no Brasil.

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