Escola do Campo de Leverger sedia Semana Nacional de Alimentos Orgânicos

A equipe da Seduc participa, nesta quinta-feira (06.06) de diversas atividades na escola.

Escola do Campo de Leverger sedia Semana Nacional de Alimentos Orgânicos
A produção de produtos orgânicos é o foco do evento - Foto por: Assessoria

A Escola Estadual do Campo Santana do Taquaral, localizada no município de Santo Antônio de Leverger (34 quilômetros ao sul de Cuiabá), realiza diversas atividades na semana do meio-ambiente.

No período entre sexta-feira (31.05) e sábado (08.06), entre vários trabalhos desenvolvidos, está a Semana Nacional de Alimentos Orgânicos. São seminários, painéis, mesas de conversa e oficinas ligadas ao tema rural de interessa a comunidade, formada por pequenas propriedades ligadas a agricultura familiar.

“Oficinas que vão desde segurança alimentar até desossa de peixes, passando por trabalhos pedagógicos, como de letras decorativas. O foco no entanto, será a segurança alimentar e produção de alimentos orgânicos”, assinala a coordenadora de educação do campo e quilombola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Cleomara Nunes do Amaral.

A equipe da Seduc participa, nesta quinta-feira (06.06) de diversas atividades na escola. A oficina de letras decorativas será ministrada pela técnica Euzemar Fátima Lopes de Siqueira que aguarda um público formado por moradores da região, incluindo estudantes de escolas próximas.

“São letras enormes confeccionadas em lã e arame. São utilizadas para a decoração da escola, mas podem ser feitas para festas nas casas ou comunidade”, ressalta.

Cleomara coordenará um painel sobre segurança alimentar e agricultura familiar, marcado para esta quinta-feira de manhã. O painel é um dos mais esperados pelos participantes. A professora doutora Lisanil Patrocínio, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) vai debater sobre produtos orgânicos.

“A segurança alimentar não é importante só para os pequenos agricultores, mas também para toda a sociedade. Um país só tem soberania se tiver um programa de segurança alimentar”, frisa Cleomara. O foco desse painel estará centrado na produção de alimentos orgânicos que exige uma série de requisitos para ter o selo de certificação.

A coordenadora lembra que, muitas vezes, a falta de informações passa a ser um obstáculo para que o pequeno agricultor obtenha o selo de alimento orgânico.

“É aí que entram as oficinas que orientam os interessados como conseguir a certificação. Muitos agricultores já têm quase tudo pronto, faltando alguns detalhes para obter o selo de alimento orgânico que preço é sempre maior e o lucro do produtor também”, frisa.

A Semana Nacional de Alimentos Orgânicos é uma realização da Unemat em parceria com a Seduc, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus São Vicente, e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).