Equipes da secretaria de Assistência Social, que atuam no Cadastro Único realizam nesta quarta-feira (20), uma ação no bairro Mangabeira para a regularização do Cadastro Único, além de atendimento psicossocial. Os beneficiários, que estão com inconsistência cadastral, devem se dirigir à Rua H – quadra 10 – casa 10 (em frente a escola Ary Leite de Campos), onde será realizado o mutirão. A ação terá início a partir das 13h e segue até às 17 horas.
Como explica a coordenadora do Cadastro Único, Elizângela Ferreira Arantes, o CadÚnico é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todos os âmbitos da federação que visam promover a inclusão social. “O objetivo da ação é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades e com isso estão perdendo os seus benefícios”, alertou.
A coordenadora lembra que uma das linhas de atuação do Programa de Fortalecimento Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS), exige a atualização e regularização – permanentes – do CadÚnico, que deve servir de base eficaz à “identificação e a caracterização das famílias de baixa renda ou vulneráveis à pobreza.
Para identificar essas pessoas, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, vem fazendo a busca ativa de beneficiário unipessoal (aquele que está inscrito sozinho no cadastro), em ações que estão ocorrendo nos bairros além de visitas domiciliares.
“No município estão cadastradas 20.777 famílias em situação de pobreza, e para atender a demanda apresentada, estamos realizando ações estratégicas em rede, para atualização cadastral e inserção de novas famílias”, destacou a coordenadora.
A titular da Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que o Cadastro Único é um instrumento que possibilita a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, podendo ser utilizado para diversas políticas e programas sociais voltados a este público.
“Por meio de sua base de dados, é possível conhecer quem são, onde estão e quais são as principais características, necessidades e potencialidades da parcela mais pobre e vulnerável da população. E é justamente esse trabalho que vem sendo feito em Várzea Grande. Uma das atribuições do Cadastro Único é fazer a busca ativa das famílias, neste programa estamos intensificando essa ação e de forma descentralizada”, completou.
CONTRIBUIÇÃO: A participação dos presidentes de bairros contribui de forma eficaz no suporte que tem dado a Secretária de Assistência Social com apoio logístico e também ajuda na divulgação das ações que são realizadas nas localidades, principalmente na convocação dos moradores para ação realizada no bairro.
“As coordenadoras dos CRAS de cada região, entram em contato com os presidentes dos bairros para que eles indiquem o espaço adequado para a realização do cadastramento. Esse trabalho tem sido essencial uma vez que otimiza o tempo para a preparação da atividade no local onde a ação será realizada”, completou.