Equipe do Sanear orienta crianças e seus familiares sobre a importância de cuidar do meio ambiente

Equipe do Sanear orienta crianças e seus familiares sobre a importância de cuidar do meio ambiente

Uma cidade que saiba cuidar adequadamente dos lixos domiciliares ainda é um grande desafio. Resíduos descartados de forma incorreta acarretam a contaminação do meio ambiente.

Para conscientizar as crianças e seus responsáveis a respeito do tema, sensibilizando-os para que se tornem participantes em ações de limpeza e ajudem a orientar os moradores da Vila Canaã sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, a equipe de educação ambiental do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), realizou uma palestra na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a educadora ambiental do Sanear, Patrícia Ereio, a iniciativa consiste em apresentar os resíduos recicláveis e orgânicos para as crianças e seus familiares, para que aprendam a diferença entre eles e iniciem o processo de separação dos materiais para a coleta seletiva. Patrícia ainda ressaltou, “É de grande importância que a população aprenda a cuidar do meio ambiente e saiba dos impactos ruins que o acúmulo de lixo pode causar na vida das pessoas, como a transmissão de doenças. Com as famílias, nós podemos falar sobre saúde, limpeza e mostrar o trabalho que está sendo feito com os materiais recicláveis na cidade”.

A diretora da escola, Railda Ferreira, explicou sobre a necessidade de também realizar um trabalho com os responsáveis pelas crianças, para que eles possam dar bons exemplos, ajudando a separar os materiais. “Precisamos de uma consciência maior dos pais, para que participem com as crianças das ações. Além disso, queremos fazer mutirões de limpeza, junto aos moradores do bairro, para alertar sobre a sujeira que é jogada no Córrego Patrimônio e estimular os cuidados ambientais”.

A palestra na escola foi mais uma ação do núcleo de educação ambiental do Sanear, que vêm conscientizando as crianças sobre a coleta seletiva e o meio ambiente desde o mês de dezembro de 2017 e já passou em diversas unidades educacionais do município.

+ Acessados

Veja Também