Equipe de goalball do Icemat recebe apoio de Romoaldo em disputa de campeonato nacional

Redação PH

Redação PH

equipe de goalball do icemat recebe apoio de romoaldo em disputa de campeonato nacional

Equipe de goalball do Icemat recebe apoio de Romoaldo em disputa de campeonato nacional

Em reunião no gabinete do deputado Romoaldo Júnior (PMDB), na tarde de terça-feira (8), o presidente do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), Tiago Oliveira, veio agradecer a parceria que o parlamentar firmou com a instituição, desde que esteve visitando o espaço no último mês de junho. Sabendo do respeito do deputado para com o Instituto dos Cegos, Tiago veio solicitar apoio para o transporte dos nove jogadores para-atletas da equipe de goalball do Icemat que vão participar do campeonato brasileiro do segmento em Brasília, entre os dias 6 e 11 de novembro de 2017.
“Ao acrescentar que a equipe de goaball Icemat está entre as 12 melhores do Brasil, Tiago relatou que decidiu vir até o deputado porque conhece o trabalho dele desde quando foi prefeito em Alta Floresta e, portanto, sabe da atenção que ele sempre deu às entidades filantrópicas e relacionadas à saúde e ao bem-estar da população. “Eu já fui morador de Alta Floresta e vi o trabalho que ele fez como prefeito lá. É um homem que valoriza muito as pessoas e está dando total apoio à equipe de goaball, que vem tornando uma referência em Mato Grosso. Estamos motivados com o apoio, pois conhecemos o trabalho que o deputado sempre prestou ao estado. Queremos agradecer o que ele vem fazendo pelo Instituto dos Cegos”, disse o presidente do Icemat.
O Instituto dos Cegos é uma entidade filantrópica e a sua sede está localizada em Cuiabá, onde funciona a Escola Especial 25 de Abril. “É uma instituição de extrema importância, que atende os 141 municípios do estado. Estamos à disposição para atendê-la. Muitos de seus membros são para-atletas e participam de disputas nos eventos que a instituição realiza e, sem dúvidas nenhuma, precisam de apoio. Desejo que a equipe de goaball faça um jogo de sucesso em Brasília”, proferiu o deputado.
O goalball -Éuma modalidade esportiva desenvolvida especificamente para pessoas com deficiência visual.É baseado nas percepções auditivas e táteis, como também na orientação espacial.Caracteriza-se como uma atividade dinâmica, interessante e especial. São três jogadores em cada equipe, que lançam a bola, rolando no piso da quadra, para tentar fazer o gol.A outra equipe tenta impedir o gol com os três jogadores deitando-se no piso para realizar a defesa da bola lançada pelo adversário e, assim, a disputa segue em duas etapas; vence o jogo a equipe que conseguir o maior número de gols.O silêncio dos praticantes e espectadores é extremamente importante para o bom andamento da partida. O controle e a aplicação das regras são assegurados por uma equipe de arbitragem, composta por dois árbitros principais, mesários e juízes de linhas.
O Instituto –Foi fundado em 1979 e, desde então, trabalha para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência visual. Seus associados têm faixa etária entre 18 e 35 anos. Porém, segundo os administradores, a unidade também atende algumas crianças e idosos, que procuram a entidade principalmente pelas atividades lúdicas oferecidas. Entre as ações importantes disponíveis no Icemat está a alfabetização em braile, que permite uma socialização maior do portador de necessidades especiais.

+ Acessados

Veja Também