Equipe da saúde oferece serviços e orientações aos profissionais da estrada em Rondonópolis

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Conscientizar os profissionais da estrada sobre a importância da prevenção para ter mais saúde e qualidade de vida. Esta é a proposta da equipe da Secretaria de Saúde de Rondonópolis que ofereceu serviços e orientações aos motoristas durante o evento comemorativo ao Dia do Caminhoneiro que aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), no pátio do Posto Aldo, na saída para Campo Grande (MS).

Cristina Pereira da Silva,bióloga integrante da equipe,explica que os profissionais do Departamento de Ações Programáticas uniram forças com os técnicos do Departamento de Atenção à Saúde para fazer o controle de pressão arterial e orientar os trabalhadores a adotar uma alimentação mais nutritiva e menos calórica, além de colocar o corpo em movimento. Muitos dos motoristas atendidos apresentam quadro de hipertensão.

A equipe responsável pela ação orientou os caminhoneiros atendidos a incluir verduras e legumes e reduzir a quantidade de sal nas refeições. Outra sugestão é que façam alguma atividade física no início da noite, quando param para dormir, e alongamento na primeira hora do dia. Outra recomendação é que utilizem preservativo (camisinha) nas relações sexuais.

Todos os motoristas detectados com pressão alta foram aconselhados a fazer acompanhamento do índice e procurar um médico para o tratamento necessário. “Esses profissionais que passam a maior parte do tempo fora de casa, precisam escolher bem o que comem, movimentar o corpo e adotar sempre medidas de prevenção para evitar doenças e manter uma vida saudável”, argumenta Cristina Silva.