Equipamentos para cozinha industrial: saiba quais são os mais importantes

Pixabay/Ilustrativa

Equipamentos para cozinha industrial: saiba quais são os mais importantes

Existem muitos diferentes equipamentos para cozinha industrial. Quem quer empreender no setor alimentício, entretanto, precisa aprender a identificá-los para poder montar uma boa cozinha.

Atualmente, o mercado de restaurantes no Brasil não vive os melhores dias. Apesar do crescimento em 2019, a pandemia do novo coronavírus apresenta um risco sério para o setor.

No momento, a maior parte dos estabelecimentos alimentícios sobrevive com o resultado do delivery, que dobrou de faturamento no primeiro semestre de 2020. Já outros tipos de cozinhas corporativas, como de hotel e shopping, ainda enfrentam resultados negativos.

No entanto, a perspectiva é que isso mude nos próximos meses, com a pandemia do novo coronavírus diminuindo o ritmo de contaminação. Portanto, pode ser um bom momento para investir em equipamentos para cozinha industrial.

Quer saber quais os mais importantes? Então veja a lista abaixo, baseada no catálogo de produtos da Oficinox!

5 equipamentos para cozinha industrial

1. Coifa com tubulação

A coifa com tubulação é um importante equipamento para cozinhas industriais. Ela é usada em vários tipos de restaurantes, mas também em outros tipos de espaços, como fábricas ou laboratórios. Sua função é ajudar a expelir o ar que fica na região, normalmente carregado de vapor ou gordura. Por causa disso, é um item especialmente útil para ajudar a manter a cozinha mais limpa e higienizada.

2. Cubas

As cubas são elementos importantes para ajudar na organização de uma cozinha industrial. Elas podem ter vários formatos, como redonda, retangular ou quadrada, além de poder ser dividida em vários espaços, como dupla, tripla ou mais. As melhores cubas do mercado são aquelas feitas de aço inoxidável, que costuma ter uma vida útil enorme, além de ser muito fácil de limpar, sendo um espaço hostil para bactérias.

3. Grelhas

As grelhas são equipamentos mais interessantes para a produção de carnes e proteínas pois eliminam mais gordura e, portanto, geram um resultado final com bastante sabor, mas mais saudável.

Por causa disso, são excelentes para quem quer produzir uma comida que é um pouco mais leve, mas igualmente saborosa. Existem duas maneiras de usar as grelhas na cozinha: a mais prática é com as grelhas elétricas, que funcionam sem a necessidade de controle do calor e produzem um resultado uniforme.

A mais saborosa, no entanto, são com as grelhas que recebem carvão. Elas geram uma comida mais gostosa por causa da defumação que o carvão vegetal produz. Quando combinada com um pedaço de lenha de árvore frutífera, então, o resultado é fora do comum.

4. Freezer

Um freezer é um dos equipamentos mais importantes para uma cozinha industrial. Isso porque ele permite uma economia significativa para a empresa, que pode comprar uma quantidade maior de ingredientes, sabendo que poderá armazená-los por mais tempo.

É importante ter um freezer de boa capacidade e que seja fácil de organizar, para que a cozinha não perca nenhum alimento lá dentro. Com cuidado e dedicação, é possível comprar mais quantidades e ter preços melhores.

5. Fogão industrial

Não poderíamos esquecer do, talvez, item mais importante de uma cozinha industrial: o fogão industrial. É importante ter em mente que ele não é um fogão normal pois tem uma capacidade de geração de calor superior, além de ser feito especificamente para um ambiente de alta produção de cozinha.

Opte por um fogão que tenha várias bocas, de modo a garantir maior flexibilidade para a sua equipe de cozinheiros. Afinal, você terá profissionais dedicados às saladas, aos molhos, às carnes e por aí vai. É importante que todos tenham um espaço na cozinha e não fiquem esperando os outros.

E aí, gostou da nossa lista de equipamentos para cozinha industrial? Qual deles é o mais importante, na sua opinião? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

+ Acessados

Veja Também