Episódio 05: Atendimento odontológico é destaque em novo episódio da Websérie

Vicente Aquino/Prefeitura de Cuiabá

Episódio 05: Atendimento odontológico é destaque em novo episódio da Websérie

A Websérie ‘Programa Siminina – resultado de quatro anos’, que está em seu quinto episódio mostra o atendimento odontológico oferecido para as mais de 1.200 meninas atendidas na rede. Vale lembrar que os números dos atendimentos são do final de 2019, já que em 2020, as atividades do Siminina estiveram suspensas em decorrência da pandemia.

Segundo os números da Diretoria de Odontologia da Prefeitura de Cuiabá, os atendimentos somaram 476 avaliações com casos de situação de risco, sendo 323 casos encaminhados para tratamento e 153 em caráter de urgência – quando a criança apresenta dor ou algum tipo de comprometimento das funções dentárias.

Nesse caso, foram 80 meninas que necessitaram de tratamento de curativo, sendo 75 atendidas pelos profissionais de odontologia das clínicas da área de abrangência. Os procedimentos concluídos somaram 55 sendo que os demais casos não finalizados em decorrência do não comparecimento ou abandono do mesmo.

Além do atendimento odontológico, também é realizado uma ação de conscientização da saúde bucal por meio de trabalhos preventivos como, por exemplo, instruções acerca da maneira correta de escovação dos dentes, do uso do fio dental, entrega de kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) e todas as informações práticas e teóricas no sentido de prevenção.

Nessa fase do projeto, foram entregues 820 kits no primeiro semestre de 2019 e 963 no segundo semestre.

+ Acessados

Veja Também