Enzo Donna vai apresentar pesquisa inédita em Cuiabá

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Enzo Donna vai apresentar pesquisa inédita em Cuiabá

Um dos destaques do Seminário Comer & Beber que o Sebrae promove na próxima quinta-feira, 18 de agosto, a partir das 18h30, no Centro de Eventos do Pantanal, voltado a empresários e empreendedores do setor de alimentação fora do lar, será a palestra do consultor Enzo Donna sobre tendências de mercado da alimentação no Brasil, entre elas saudabilidade, serviços delivery, food parks.

Ele vai falar do mercado como um todo e apresentar, em primeira mão, o resultado de uma pesquisa feita em restaurantes de algumas capitais brasileiras mostrando o atual cenário. Segundo Enzo, o setor está passando por uma prova difícil, uma espécie de "seleção natural” em que só os empresários mais preparados e atentos a gestão do empreendimento vão sobreviver, não tem lugar para amadores, esta é a hora da verdade. Ele lembra que muitos artistas e celebridades estão abrindo restaurantes e empreendimentos gastronômicos confiando apenas popularidade como garantia de sucesso. "Mas é preciso muito mais do que isso, precisa de uma boa gestão, de uma brigada de salão eficiente, de uma boa proposta gastronômica e muitos outros aspectos”.

O consultor lembra que vínhamos num ritmo de crescimento alto desde 2002. Em 2014 começaram os sinais de queda e no ano passado o segmento registrou forte queda. "Este ano (2016) chegamos ao fundo do poço e com certeza não vai piorar. Muitos fecharam as portas, mas para os que ficaram, mesmo os que estão em situação difícil, ainda dá tempo de reagir e submergir”, diz confiante no fato de que o País vive um período lento e muito gradual de recuperação.

Experiente, o economista, formado na Universidade de Concepcion (Chile), com MBA em Gestão de Empresas na FIA, atuar no mercado de food servisse desde 1987, tendo trabalhado em várias empresas do ramo alimentício, entre elas Bunge Alimentos, Grupo Gentil Moreira e Frigorífico Bertim. É fundador da ECD Consultoria, empresa especializada no mercado de food servisse, que desde 2001 vem construindo um dos maiores bancos de informações do mercado, treinando profissionais de venda, divulgando o mercado através de palestras, livros e artigos. Sua especialização e experiência o levou a dar palestras sobre Food Service inclusive no Chile, Argentina e Espanha.

Ele elenca três pontos que os empresários do setor devem acompanhar de perto e gerir muito bem: custos de matéria prima, de mão de obra e gestão do caixa. Enzo destaca ainda que é preciso aprender com a crise e tirar proveito dela. "É hora de se preparar para atravessar a tempestade e sair dela melhor do que antes. Até porque, segundo ele, a crise mudou também o consumidor, que valoriza muito mais o seu dinheiro. Há alguns anos, as pessoas iam a um restaurante e, se não gostavam de alguma coisa, pagavam assim mesmo e, no máximo, reclamavam com um amigo e não voltavam mais. Hoje, elas reclamam instantaneamente, via redes sociais e já fazem um juízo, condenando de pronto e divulgando isso para o mundo”.

O seminário Comer & Beber é voltado para empresários e empreendedores que atuam ou pretendem atuar na cadeira de alimentação fora lar, incluído padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, hamburguerias, food service, hotéis, produtores rurais, pequenas indústrias e muito mais. Terá ainda um painel sobre novos modelos de negócios da gastronomia contemporânea, com o chef Fernando Mack e o professor e consultor João Carlos Caldeira, além da apresentação do case de Vanderlei Junior, empreendedor do segmento de alimentação criador do aplicativo CotaBest, que facilita as compras no segmento. Haverá ainda uma feira e um encontro de negócios. Outra atração é a Estação Sebraetec com tecnologias de inovação para o setor com subsídio de 50%.

As inscrições custam R$ 40,00 e podem ser feitas pelo sitewww.mt.sebrae.com.brcom desconto de 10% para pessoa jurídica. Mais informações no site ou no 0800 570 0800.

+ Acessados

Veja Também