Entenda as vantagens do celular com TV digital

Conheça os principais benefícios de adquirir um smartphone equipado com TV digital.




A TV digital já é uma realidade difundida em grande parte do país. Um dos maiores indicativos de superioridade desse sinal em relação ao analógico, é a alta definição tanto de áudio quanto de imagem, mesmo quando está em movimento.

Portanto, assistir televisão através do celular, em locais como meios de transporte ou salas de espera, por exemplo, é uma excelente alternativa de entretenimento. Dessa forma, vale a pena incluir essa função como um dos requisitos do smartphone que você procura.

Por que comprar um smartphone com TV digital?

Além das questões de qualidade de transmissão e entretenimento, obter um celular com TV digital possui inúmeras vantagens.

Inclusive, a principal delas está na economia, tanto financeira, pois o sinal é inteiramente gratuito, quanto do pacote de dados móveis, que não é utilizado.

Ademais, esse recurso também é capaz de evitar eventuais dores de cabeça com os inevitáveis travamentos que ocorrem durante transmissões on-line.

O que avaliar antes de escolher um celular com TV digital?

É necessário prestar atenção em alguns detalhes importantes antes de comprar um smartphone que possui TV digital, como compatibilidade de sinal, modelo de antena e duração de bateria.

Captação de sinal

No caso da antena, há várias formas de captação de sinal: antena integrada ao aparelho, cabo inserido na entrada destinada aos fones de ouvido e uma antena embutida nos fones. Dessa forma, vale a pena analisar se haverá a necessidade de fazer uso de acessórios toda as vezes em que utilizar o recurso de TV.

Normas brasileiras de TV Digital

Além disso, outra questão a ser avaliada é a compatibilidade do smartphone com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para se certificar de que ele esteja qualificado para obter o sinal de TV digital brasileiro.

A maior parte dos modelos de celulares vendidos no Brasil por grandes marcas são compatíveis, porém, ainda assim, é bom verificar. Um indicativo é o selo DTV, que mostra que o fabricante é filiado ao Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre).

No que se refere a smartphones importados: comprados no exterior ou em sites estrangeiros, o cuidado deve ser ainda maior, já que ao redor do mundo são utilizados diferentes padrões de transmissão.

Consumo de bateria

O consumo de bateria da TV digital é considerável, visto que é uma ferramenta multimídia. Por esse motivo, é importante pesquisar sobre a potência da bateria do celular desejado. Obviamente, quanto maior ela for, melhor.

Compare a durabilidade das cargas de diferentes modelos de smartphones para saber se será possível, por exemplo, assistir aos dois tempos de um jogo de futebol, sem preocupações.

Melhores smartphones com TV Digital

Segundo o portal Zoom, entre os melhores celulares com TV Digital integrada de 2019, estão:

Galaxy A50 – Samsung

O Galaxy A50 faz parte da linha A da Samsung e foi eleito pelo site como o melhor smartphone com TV digital de 2019.

Entre suas principais características e funcionalidades, estão a sua tela Super AMOLED Full HD+, que possui 6,4 polegadas; o seu processador octa-core, que é considerado um intermediário premium, de até 2,3 GHZ; sua memória RAM de 4GB e sua bateria de 4.000 mAh.

Galaxy A30 – Samsung

Também integrante da linha A da Samsung, o Galaxy A30 vem como uma alternativa mais econômica em comparação ao A50.

Com as mesmas configurações de tela e memória, o seu processador também é octa-core, porém, é de até 1,8 GHZ e sua bateria é de 3.000 mAh.

Moto G7 Power – Motorola

O Moto G7 Power é um smartphone da Motorola que possui bateria de 5.000 mAh, que dura por até 40 horas.

Com um valor bem amigável, sua tela é HD+ e tem 6,2 polegadas, seu processador octa-core é de até 1,8 GHZ e sua memória RAM é de 3GB.