Energisa apresenta pacote de obras do Araguaia para prefeitos

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Energisa apresenta pacote de obras do Araguaia para prefeitos

Os desafios do setor elétrico no Araguaia estiveram em pauta esta semana em Água Boa. Convidada para falar mais sobre os planos para a região, a Energisa participou e levou informações sobre as obras que serão realizadas nos próximos anos para fomentar o agronegócio e a indústria local. Até 2019, a empresa tem um pacote de obras fundamentais planejado. Uma delas, o Compensador Síncrono – máquina rotativa projetada para controlar a tensão do sistema elétrico na região – está em fase de testes.

Entre as obras previstas estão a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Barra do Garças a Nova Xavantina, que será energizada ainda em 2017, a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Nova Xavantina à Água Boa, prevista para ficar pronta em 2019, e a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Água Boa a Canarana, também prevista para o mesmo ano. Além disso, a subestação de Querência foi ampliada, uma nova subestação será construída em Espigão do Leste, e bancos de capacitores – para controle da tensão do sistema elétrico – foram instalados nas subestações de Querência e Nova Xavantina.

Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, ponderou que a energia é fundamental para o desenvolvimento econômico do Araguaia e que por isso mesmo, a empresa tem trabalhado muito para contribuir com este avanço. No entanto, reforçou que todas as obras de Energisa só irão ter total eficácia quando um terceiro ponto de suprimento de energia, possibilitado pela construção de linhas de transmissão entre o Pará-Vila Rica, for concretizado.

Também falaram sobre investimentos na região o diretor de Planejamento da Eletrobrás/Eletronorte – responsável pela transmissão de energia em Mato Grosso, Wilson Fernandes, e Domingos Dutra, representante do Ministério de Minas e Energia (MME).

O diretor-presidente da Energisa Mato Grosso também aproveitou para explicar aos prefeitos presentes que a empresa está reformulando o atendimento ao Poder Público, para poder estar mais próximo aos representantes da população e conhecer mais as demandas de cada localidade.

“Quando cheguei a Mato Grosso no ano passado fiz uma viagem ao Araguaia e perguntei para os prefeitos que conheci se eles tinham contato constante conosco e fiquei surpreso quando soube que não. Como o Grupo Energisa trabalha com contato constante com os principais públicos de relacionamento, optamos pela reformulação deste processo e este ano já teremos um trabalho diferenciado”, explicou Riberto.

O prefeito de Canabrava do Norte, João Cleiton, comentou que essa aproximação da Energisa com as prefeituras é muito importante, principalmente para que todos consigam conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela empresa. Já o presidente da Câmara Municipal de Querência, vereador Valdenício Anjos da Silva, disse que a proposta da Energisa vai viabilizar o que os munícipes sempre pedem aos parlamentares, uma maior interação e mais informações sobre os serviços essenciais.

“Nossa região está crescendo em ritmo impressionante. Por este motivo, precisamos de investimentos em diversas áreas, incluindo o setor energético. Chamamos todos os envolvidos com o setor justamente para conversar sobre o que está para acontecer nos próximos anos”, disse o prefeito de Bom Jesus do Araguaia e presidente da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), Joel Ferreira.

O Encontro Regional de Desenvolvimento Energético do Araguaia foi realizado pela AMA na Câmara Municipal de Água Boa e teve participação do vice-governador Carlos Fávaro, 28 prefeitos, o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Oscar Bezerra, Nininho, Allan Kardec e Baiano Filho, o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios, Neurilan Fraga, o coordenador de Regulação da Ager/MT, Thiago Alves Bernardes, além de vereadores e secretários municipais.

+ Acessados

Veja Também