Energia segue em 1º lugar no ranking de reclamações no Procon

Redação PH

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Energia segue em 1º lugar no ranking de reclamações no Procon

Em agosto deste ano, o Procon Estadual registrou 2.935 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.398 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online –www.consumidor.gov.br – foram 537 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.139 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 424 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 353 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 225 reclamações.

Com 450 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 183 procedimentos para a categoria “Banco comercial”, 93 para “Cartão de Crédito” e 51 para “Financeira”.

Já o setor “Produtos” está em terceiro lugar no ranking com 373 atendimentos: 71 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 26 para “Eletroeletrônico Importado” e 21 procedimentos para as categorias “Microcomputador/Produtos de Informática”.

A área de “Serviços Privados” registrou 359 atendimentos, ficando com quarta posição no ranking. Destes, foram 151 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 41 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc) e 33 para “Informática”.

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 44 reclamações: 17 para “Plano de Saúde Regulamentado”, oito para “Plano Odontológico” e quatro para “Convênio Assistência Médica/Odontológica”. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 25 reclamações. Na última posição está a categoria “Alimentos”, como oito registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 537 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 298 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 96 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 92 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 18 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 14 reclamações, seguido de “Transportes”, que com nove registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com cinco reclamações, e na oitava posição “Turismo/Viagens”, com três registros. As áreas “Educação” e “Saúde” registraram uma reclamação cada. Já as categorias “Água, energia e gás”, “Alimentos” e “Habitação” não tiveram nenhuma reclamação registrada no mês de agosto.

Serviço

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto do Ganha Tempo o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.

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