Encontro de chefes com apoio da Assembleia tem aulas, palestras e concurso

Evento tem entrada franca e é aberto ao público

Angelo Varela/ALMT

Com apoio da Assembleia Legislativa, o Encontro de Chefs Estaduais (Enchefs/MT) teve início nesta quinta-feira (12) no Pantanal Shopping, em Cuiabá. Chefes de cozinha de diversos lugares do país prepararam atividades até domingo (15) em diferentes locais da capital.

No shopping, o evento segue até esta sexta (13). Os espaços do Enchefs estão montados na Unic e também na praça de alimentação. Aulas, oficinas, concursos e palestras compõe a programação. Entre os temas abordados estão gastronomia brasileira e cozinha regional. O público poderá assistir ao preparo das receitas feitas pelos chefes, que também explicam cada passo do prato. Também é possível degustar a comida, porém as vagas são limitadas a 30 pessoas. A inscrição é feita na hora da atividade.

Os cozinheiros vieram dos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Acre, Paraná, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, além do Distrito Federal.  O cardápio também está diversificado. Na oficina comandada pelos chefes Alex Ferreira (RJ) e Jeane Souza (MT), os participantes poderão aprender a fazer duas moquecas diferentes, uma de banana da terra e a outra de pintado. A atividade está marcada para esta sexta-feira (12) às 10h no laboratório da Unic Pantanal.

“Queremos mostrar a gastronomia para Mato Grosso e interagir com outras regiões do país”, ressaltou o chef Alex Ferreira. O evento é organizado pelo chef e servidor da Assembleia Fábio Cruz. Ele explica que são mais de 15 chefes, que se conhecem por meio de redes sociais, participando do encontro e exibindo a própria gastronomia para a população de Cuiabá. A Assembleia Legislativa também participa com uma exposição do Instituto Memória “300 anos de Cuiabá”.

O Enchefs também contará com uma competição com cinco chefes de Mato Grosso. O cozinheiro que fizer o melhor prato a partir de ingredientes secretos vai representar o estado numa disputa pelo Prêmio Dólmã, um dos mais importantes da gastronomia brasileira. Participam os chefes Thiago Suiço, Moraes Júnior, Liziane Souza, Ricardo A. Rohnlt e André Ferri.

No sábado (14), o encontro continua no Senac, onde será realizado o Fórum Gastronômico das 9h às 12h. Já no domingo (15), todos os chefes do encontro se reunirão para fazer um “panelaço” na Praça do Tijucal, setor 2. Na ocasião, será preparada uma mujica de pintado numa única panela e com o tempero de todos os cozinheiros do encontro. O objetivo é servir comida para 1000 pessoas. Toda essa programação é aberta ao público. “Quero que volte a ter mais eventos como esse. O apoio da Assembleia está sendo muito bacana e todos os chefes estão aproveitando”, afirma o chefe Luciano Ferreira de Souza (CE).

Mais informações: (65) 99272-7784 (Fábio Cruz)

Confira a lista dos chefes de outro estado convidados para o encontro:

RJ
Alex Ferreira
Márcio Moreira
Adérito Alves
Vânia Fideliz
Lívia Suelda

CE
Luciano Ferreira de Souza

AC
Deocleciano Brito

DF
Vinicius Rossignoli

PR
Rodrigo Bernardes

ES
Gilson Surrage

PA
Gi Borges