Empresários querem ser mais eficientes no consumo de energia

Redação PH

Redação PH

empresários querem ser mais eficientes no consumo de energia

Empresários querem ser mais eficientes no consumo de energia

Economizar energia está na ordem do dia das empresas. Além de poupar dinheiro, as boas práticas de Eficiência Energética são atitudes sustentáveis. A clínica tecnológica Eficiência Energética, realizada na quinta-feira (31), pelo Sebrae MT no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade teve este objetivo: fornecer informações e orientações para que empresários possam reduzir o consumo de energia em seus empreendimentos.

Quinze empresários participaram da atividade com duração de quatro horas, ministrada pelo engenheiro eletricista do Sebrae MT, José Valdir Santiago. O conteúdo da clínica abordou os temas: iluminação, refrigeração e motores. Além da parte teórica, foram apresentadas ações e dicas práticas, sempre acompanhadas de perguntas e respostas.

Maria das Dores Custódio, proprietária da Disk Lavanderia de Várzea Grande, especializada no atendimento ao setor hoteleiro, disse que aprendeu bastante sobre como economizar energia no dia a dia.

"A potência dos motores, a posição das máquinas, tudo influencia o consumo de energia. Já vou mudar a área de produção. São pequenos detalhes que fazem muita diferença”, afirmou. A empresária contou que vai fazer o curso de produção de energia solar do Sebrae MT, no final do mês. Quer se tornar cada vez mais eficiente e, se possível, autossuficiente em termos de consumo de energia com o auxílio do sol.

Newton Bodnar, dono do Bar e Restaurante Essência Cuiabana, gostou do nível de informação da clínica tecnológica. "O que aprendi, vou aplicar imediatamente. Já faço algumas coisas apresentadas aqui. Economia de energia é faturamento”, disse ele, que também vai participar do curso de produção de energia solar.

A proprietária do Salão de Beleza Dita Bonita, Eleusa Antônia Teodoro, afirmou que a parte de refrigeração foi a que mais chamou sua atenção. "Consumimos muito ar condicionado e isto rebate nos custos. Sem falar nos vários equipamentos que usamos no salão e na área de estética. Temos de considerar o consumo de energia na formação de preços”, resumiu.

Energia solar

O Sebrae MT está implantando duas usinas solares que vão fornecer energia para a os prédios da sede e do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Elas serão inauguradas no final de abril e serão mais um exemplo de boa prática sustentável para os empresários dos pequenos negócios.

O curso Produção de Energia Solar nas Empresas será realizado no período de 27 a 29 de abril, das 8 às 12 h, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Empresários interessados já podem se inscrever. Mais informações e inscrições: 08005700800.

+ Acessados

Veja Também