Empatia e conscientização dão o tom ao fim de ano no Procon de Rondonópolis

Empatia e conscientização dão o tom ao fim de ano no Procon de Rondonópolis

Uma maneira divertida de informar os consumidores sobre seus direitos foi criada pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis.

Aproveitando as festividades natalinas para aproximar-se ainda mais dos cidadãos cujos direitos defendem, o Procon realiza, nesta semana que antecede o Natal, uma brincadeira para informá-los e conscientizá-los de forma lúdica e em um ambiente humanizado de troca de informações entre aqueles que aguardam audiência ou atendimento para registro de reclamação.

Idealizadora da vivência, a fiscal de defesa do consumidor Lúcia Melo conta como surgiu a ideia: “Queria oportunizar aos consumidores a chance de ampliar seu conhecimento, podendo compartilhar informações sobre seus direitos e deveres. Então, inventei essa dinâmica em que eles se entretêm enquanto esperam para serem chamados”.

Assim, foi montada uma árvore de Natal, na sala de espera, com presentes à sua volta. Também tem uma caixa onde o usuário tira um papel e lê para todos os outros. “Cada mensagem cita normas que devem ser seguidas pelas empresas e direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e nas leis que o protegem”, comenta a fiscal.

“Você sabia que concessionárias de energia e de água não podem cortar o serviço às sextas-feiras ou em dias que antecedem feriados?”; “Você sabia que não se pode exigir valor mínimo para pagamento com cartão, seja na modalidade crédito ou débito?”; “Você sabia que a cobrança de taxa de serviço em bares e restaurantes tem que trazer a informação de que ela é opcional?”; “Você sabia que a lei municipal 8.228/14 determina que maternidades e estabelecimentos hospitalares são obrigados a permitir a presença de doulas durante o trabalho de parto sempre que solicitada pela gestante?”; “Você sabia que há uma lei que proíbe o corte de fornecimento de energia elétrica ou água potável quando do registro de reclamação no Procon?”.

Essas e outras mensagens orientativas estão dentro da caixa para esclarecer os reclamantes sobre seus direitos e torná-los consumidores cada vez mais conscientes.

Após a leitura, a pessoa coloca seu nome e telefone em uma lista para o sorteio das lembrancinhas que estão sob a árvore. “Vamos sortear vários panetones e entraremos em contato com os ganhadores para podermos entregá-los”, revela Lúcia.

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