Empaer realiza capacitação em turismo rural para agricultores familiares

Empaer realiza capacitação em turismo rural
Jorge Montezuma/Empaer

Empaer realiza capacitação em turismo rural para agricultores familiares

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vai realizar uma capacitação em turismo rural voltada para a agricultura familiar na propriedade Balneário Lago Azul, localizada no município de Mirassol D’ Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá).

O técnico em turismo da instituição, Robson Junior Hartmann, explica que durante dois meses estarão reunidos para debater qualidade no serviço, comunicação, fluxo de trabalho, boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas, paisagismo, gestão de negócios no turismo rural, entre outros.

O programa de treinamento foi planejado para ter nove encontros, um por semana, com a participação de 17 pessoas entre colaboradores, proprietários e produtores rurais interessados na atividade.

O técnico explica que o objetivo é transformar espaços rurais em ‘espaços turísticos’, atraindo pessoas para consumir produtos e serviços por meio da hospedagem, gastronomia, passeios e permitindo que agricultores familiares tenham lucro e renda.

A capacitação foi solicitada pelos proprietários do balneário, Irineu Faria de Oliveira e Maria Aparecida da Silva Oliveira, devido ao cenário atual do empreendimento, que tem recebido cada vez mais visitantes, aumento dos colaboradores e início da construção de chalés para hospedagem.

“É necessário profissionalizar, não dá mais para continuar administrando de forma amadora. A capacitação é uma oportunidade dos funcionários se profissionalizarem ofertando um serviço de qualidade ao turista”, declara Irineu.

O Balneário Lago Azul fica a aproximadamente 20 quilômetros de distância da cidade e está em funcionamento desde o ano de 2008, tendo um fluxo de turistas nacionais e estrangeiros.

A cidade de Mirassol D’Oeste está inserida no Circuito Turístico do Vale do Cabaçal e está próxima ao município de Cáceres (a 210 km de Cuiabá). Essas regiões recebem turistas que em sua maioria vem acampar ou passar o dia nos balneários da cidade.

Segundo o técnico em turismo, Robson, a intenção é levar essa capacitação para os demais empreendimentos turísticos da cidade como hotéis, restaurantes e balneários, a partir do ano de 2019.

Com relação às propriedades rurais, está sendo realizado um inventário turístico para composição dos roteiros turísticos rurais. De acordo com Robson, essa ação irá beneficiar a atividade turística e a criação do Sistema Municipal de Turismo (Simtur) que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceira com a Empaer.

A capacitação conta com o apoio e a experiência da extensionista social da Empaer, Maria da Conceição Saminêz Silva.

Balneário

Há cerca de 10 anos, o casal de produtores resolveu oferecer ao público um lugar de beleza natural para banho em rio, gramado e bosque com vários conjuntos de mesas rústicas, espalhadas sob as árvores com churrasqueiras.

Ainda possui salão para festas e banheiro com acessibilidade para cadeirantes. Desde o início, o projeto teve o acompanhamento dos técnicos da Empaer do município.

+ Acessados

Veja Também