Muita emoção… foi assim o acompanhamento do processo de remoção de órgãos de Lucas Garib Dias, jovem de apenas 17 anos, que morreu durante a semana, em Rondonópolis. Centenas de pessoas foram à porta da Santa Casa de Rondonópolis com balões coloridos como forma de homenagear o jovem que decidiu doar os seus órgãos.
A decisão de Lucas foi manifestada durante uma redação que escreveu na escola, o jovem estava no último ano do ensino médio e ainda se preparando para o Enem, ele tinha planos de estudar em Minas Gerais ou em São Paulo.
Por um acaso do destino, o texto da redação onde concordava em doar os seus órgãos, foi encaminhado à namorada dele, pelo jovem via whatsapp.
Leia mais sobre o assunto: Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos
A informação é que os órgãos que serão doados vão atender a necessidade de sete pessoas.
O procedimento de retirada e encaminhamento dos órgãos foi realizado no dia de ontem e acompanhado por profissionais da Santa Casa de Rondonópólis e de Cuiabá, São Paulo e Goiânia.
O procedimento é histórico na Santa Casa de Rondonópolis, pois ele é o primeiro paciente em mais de 50 anos de história do Hospital e passar por esse tipo de atendimento.
O trabalho começou no final da manhã e foi finalizado no final da tarde.
Lucas sofreu um acidente na região do condomínio onde morava em Rondonópolis, na noite de domingo. O jovem foi encaminhado à Santa Casa e na quarta-feira, teve a morte cerebral confirmada pelos médicos.
Em seguida, os médicos atendendo um pedido da família e do jovem, começaram um trabalho de preservação dos órgãos para posterior retirada e encaminhamento para doação.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.