Emendas constitucionais estão sendo atualizadas no site da ALMT

Redação PH

Redação PH

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

Emendas constitucionais estão sendo atualizadas no site da ALMT

A Secretaria de Serviços Legislativos (SSL),está atualizando no site da Assembleia Legislativa as emendas promulgadas à Constituição do Estado de Mato Grosso. Ao todo, desde a promulgação da Carta Magna, o texto original já recebeu 80 emendas. Caso seja aprovado pelo Parlamento, o PEC 10/2017 – mais conhecido como o “PEC do Teto dos Gastos”, será a 81ª emenda.
Uma das atribuições da SSL é de fazer as atualizações da legislação estadual e inseri-las no site da Casa de Leis:www.al.mt.gov.brpara a consulta do cidadão. Além de a Constituição estar disponibilizada em formato de texto corrido, o documento pode ser baixado à consulta por meio de pdf (formato portátil de documento) – em formato de livro.
De acordo com Ricardo Gomes Sérgio Souza, da gerência de controle de atualização da legislação da SSL, o trabalho está sendo feito com base no texto original da Constituição do Estado de Mato Grosso, promulgada em 1989. Até o momento, foram atualizadas 80 emendas.
Além da atualização das emendas constitucionais, inseridas no texto original da Constituição, a SSL está atualizando as normas de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), decisões tomadas pelo Superior Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), que tiveram impactos na Constituição de Mato Grosso.
“Isso já é feito, mas apenas uma atualização anual. A última atualização realizada foi feita em 2014. Na verdade, as emendas que foram promulgadas nos anos de 2015 a 2017 não estavam incorporadas no texto original. A vantagem do novo formato é que todas as vezes que é promulgada uma nova emenda, ela será inserida no texto e em tempo real”, disse Ricardo Gomes.
Gomes citou como exemplo o Projeto de Emenda Constitucional 10/2017 – mas conhecido com o “PEC do Teto dos Gastos”. A emenda seria a 81ª, e assim que for promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso e no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa, será incorporada ao texto constitucional.
Como acessar -Além de o cidadão encontrar a Constituição no site, ele vai poder manuseá-lo por meio de material impresso. “A publicação impressa será feita anualmente e atualizada. A demanda existe, vamos mantê-la impressa ao cidadão”, destacou Gomes.
A internet é um dos principais meios de comunicação que as pessoas utilizam por causa do tempo real. Quem é da área jurídica faz muita consulta. A intenção é disponibilizar a emendas em tempo real. Isso é um das formas de a Assembleia Legislativa atender a lei de acesso a informação.
Na busca de otimizar o acesso à Constituição pelo internauta, Gomes disse que o SSL está projetando para os próximos dias a criação de uma página da SSL no site da AL. Além de o cidadão ter acesso a Constituição, a população terá acesso a todos os serviços realizados pela secretaria como, por exemplo, atas das sessões, as consultas de projetos de leis, glossário legislativo e várias outras informações.
Esse no link, de acordo com Ricardo Gomes, deve estar disponível aos internautas na 1ª quinzena de outubro de 2017. “Com isso, a SSL espera facilitar a localização do acesso das normas pelos pesquisadores.
Para os interessados em acessar a Constituição do Estado de Mato Grosso, ele deve acessar o site da Assembleia Legislativa e clicar no linkbusca legislação, depois vai ao menunormae em seguida clique embusca.
Nesse link, o internauta encontrará três versões publicadas da Constituição do Estado, desde o texto original, até a norma atualizada – mostra todas as versões que estiveram vigentes nos artigos, e a compilada – que aparece a versão atual – com as 80 emendas promulgadas pelo Parlamento estadual.
Outra inovação na atualização, de acordo com Ricardo Gomes, é de o internauta clicar no texto e utilizar o hiperlink (consiste em links que vão de uma página da Web ou arquivo para outro). As emendas alteradas, caso o internauta clique, serão direcionadas para o texto da emenda.
Em relação ao texto original da Constituição do Estado, Gomes disse que a norma está disponível às pessoas interessas em fazer pesquisa histórica sobre a Constituição. “Essa norma não possui nenhuma emenda. Ela está exatamente como foi promulgada”, disse Ricardo Gomes.

+ Acessados

Veja Também