Embrapa apresenta novas tecnologias de produção para suinocultura de MT

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

Embrapa apresenta novas tecnologias de produção para suinocultura de MT

Liderada pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT/MT), a Frente Parlamentar do Agronegócio está preparando uma nova fase do Programa de Tecnificação da Suinocultura Mato-grossense, em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina.

Consultor técnico da Frente Parlamentar, o Dr. Leôncio Pinheiro está Concórdia (467 Km de Florianópolis) desde o dia 1º de outubro, visitando áreas de experimento da Embrapa e propriedades de criação de suínos do município, para trazer novas técnicas e tecnologias de criação e dar seguimento ao Programa de Tecnificação da Suinocultura em Mato Grosso.

“Essa visita é uma forma de alinharmos a parceria entre Frente Parlamentar, Acrismat e Embrapa Suínos e Aves, para tecnificarmos a suinocultura do nosso estado”, destacou Zeca Viana, frisando que “a partir desta visita definiremos ações de gestão e custos, melhoramento genético, nutrição e todo o suporte para que implantemos a suinocultura como fonte de renda na agricultura familiar”.

Um dos fatores que chamou a atenção do pesquisador Leôncio Pinheiro foi a presença de biodigestores em todas as propriedades visitadas. “Essa é uma novidade ecologicamente correta que queremos implantar no nosso estado, tendo em vista a quantidade de dejetos gerada pela suinocultura e o aproveitamento desse material na geração de bioenergia e adubo”, afirmou.

Sobre o início dos trabalhos de tecnificação e implantação da suinocultura na agricultura familiar mato-grossense, Leôncio afirmou que como primeira ação, a Frente Parlamentar, Acrismat e Embrapa Suínos desenvolverão um curso para capacitação de técnicos especializados em criação de suínos.

“Esse curso será importante, pois esses técnicos serão os multiplicadores de conhecimento entre os criadores de todas as regiões mato-grossenses, bem como para a expansão e fortalecimento da criação de suínos como um dos braços do agronegócio do nosso estado”, concluiu Leôncio.

+ Acessados

Veja Também