Embraer e Uber fazem acordo para desenvolver aeronaves elétricas de uso urbano

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Embraer e Uber fazem acordo para desenvolver aeronaves elétricas de uso urbano

A Embraer anunciou nesta terça-feira acordo com a norte-americana Uber para explorar o conceito Uber Elevate Network, que poderá permitir o desenvolvimento e implantação de pequenos veículos elétricos com decolagem e aterrissagem vertical para deslocamentos curtos no espaço urbano.

De acordo com comunicado da fabricante brasileira de aviões, a parceria preliminar é um projeto gerado pelo Centro de Inovação de Negócios da Embraer, com sede em Melbourne, no Estado americano da Flórida.

'Aperta um botão, pega um voo'

“Aviação urbana é um próximo passo natural da Uber. Queremos transformar o 'aperta um botão, pega um voo' em realidade", disse Jeff Holden, executivo da empresa, durante o anúncio da parceria, no Uber Elevate Summit, em Dallas, no estado americano do Texas.

Além da Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais, a Uber terá como parceiros a Aurora Flight Sciences, empresa americana de drones, e a Pipistrel, uma companhia eslovena de aeronaves leves. Outros parceiros já anunciados pela Uber no projeto são a Mooney, uma empresa americana também de aeronaves leves; e a Bell Helicopter, que trabalha com veículos militares.

Testes em 2020

Em fevereiro, a Uber contratou Mark Moore, ex-Nasa, para chefiar este projeto. A empresa planeja realizar testes em Dubai, no Emirados Árabes Unidos; e em Dallas. A ideia inicial é que os testes sejam realizados a partir de 2020 e que o serviço esteja disponível para usuários em 2023.

+ Acessados

Veja Também