Em seu primeiro discurso Thiago Silva defende ampliação de vagas nas universidades públicas

Deputados debatem com TJ situação de comarcas

Em seu primeiro discurso Thiago Silva defende ampliação de vagas nas universidades públicas

O deputado estadual Thiago Silva – MDB participou na segunda-feira (04) da sua primeira sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O parlamentar dedicou sua fala para agradecer aos mais de 19 mil mato-grossenses que garantiram sua eleição e lembrou da luta pela educação em Rondonópolis.
Durante mais de uma década, o emedebista lutou pela implantação da Unemat no município. Silva também foi importante personagem no processo de criação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Atualmente as duas instituições comportam mais de 20 graduações atendem quase 3 mil estudantes.
“Acredito que a educação é a  ferramenta mais importante de transformação social. Nesta casa vou lutar por melhores condições no ensino em Rondonópolis e todos os municípios que necessitam de instituição de ensino superior pública. Minha bandeira é a democratização do acesso da universidade pública. Tenho certeza que com o apoio da sociedade serão quatro anos de lutas e conquistas”, comenta.
O deputado também lembrou que a Universidade Estadual de Mato Grosso tem papel fundamental na emergência do ensino superior. No entanto, o legislador destacou que para cumprir seu lema de fundação “do interior para o interior” é preciso uma discussão na distribuição de extensões e graduações.
“Alguns cursos estão saturados em certos municípios e poderiam ser relocados em outras cidades, sem acesso à graduação pública. Esse é caso de Guiratinga, Poxoréu, Paranatinga. Alunos dessas regiões andam 100, 200 e até 300km para cursarem uma faculdade. Precisamos discutir isso junto com a reitoria e o Estado,”completa.
Universidades públicas em MT
A preocupação do deputado em oferecer ensino gratuito vem de encontro ao censo divulgado em 2018 pelo Ministério da Educação. O levantamento apontou que 3 em cada 4 alunos que buscam uma graduação acabam seguindo para iniciada privada por falta de oportunidade na educação pública.
Em Mato Grosso são quase 40 faculdades privadas e apenas 3 públicas (Unemat, UFR, UFMT).

+ Acessados

Veja Também