Em seminário, Conab avalia missões internacionais neste ano

Picture of Conab

Conab

Em seminário, Conab avalia missões internacionais neste ano

Compartilhe:

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta sexta-feira, um seminário de avaliação dos resultados das missões internacionais que aconteceram neste ano com a participação da estatal. Foram apresentados os encaminhamentos da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e no Caribe (Rede SPAA), em El Salvador, e das reuniões na Venezuela, em Angola, em Honduras e na República Dominicana.

Na reunião da Rede SPAA, instituição internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi definido que o Brasil sediará o encontro de 2024. Por proposta da delegação brasileira, foi aprovado que os países vão trabalhar pelo cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente a erradicação da fome, a garantia da segurança alimentar e nutricional e o combate à desigualdade econômica e social na região.

“Alguns países têm serviços semelhantes aos executados pela Conab, mas não têm uma atuação completa como o da Conab, com abastecimento, armazenamento, logística , compras públicas, informações agropecuárias, preços de produção e monitoramento de safras”, afirmou o diretor-presidente da Companhia, Edegar Pretto.

“A Conab deve oferecer o que tem, mas também ter a humildade de aprender, porque há muitas experiências positivas mundo afora”, completou Pretto, na abertura do seminário. 

A representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no seminário, Anna Perez, disse que “através do trabalho da Conab, o Brasil fortalece a sua presença internacional”. Perez fez uma apresentação das ações desenvolvidas pela Agência.

Os diretores Silvio Porto (Política Agrícola e Informações) e Thiago dos Santos (Operações e Abastecimento) participaram da abertura do encontro, coordenado pelo assessor de Relações Internacionais da Conab, Marisson Marinho. Também estiveram presentes representantes das áreas internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A Conab tem agendas de cooperação em andamento com Venezuela, Angola, Honduras e República Dominicana. As articulações internacionais são feitas em parceria com a ABC, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A Conab integra o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp