Em reunião da tocha, Ministro anuncia centros de iniciação esportiva em MT

Redação PH

Redação PH

Em reunião da tocha, Ministro anuncia centros de iniciação esportiva em MT

A quinta-feira foi de visita do Ministro do Esporte, George Hilton, em Cuiabá. Ele se encontrou com o governador de Mato Grosso Pedro Taques e os prefeitos de Cuiabá, Mauro Mendes e Várzea Grande, Lucimar Campos. Além de alinhar os detalhes da passagem da Tocha Olímpica em Mato grosso – que será em junho de 2016, ele anunciou a construção de cinco centros de iniciação esportiva em Mato Grosso.

As cidades contempladas serão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Estas estruturas serão adaptadas para até 20 modalidades, sendo 13 olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica, com custos bancados pelo Governo Federal. Ainda não há data definida de quando as obras terão início.

As cidades podem escolher entre três modelos dependendo do tamanho do terreno disponibilizados. No total, contemplarão os seguintes esportes olímpicos, distribuídos de acordo com o tamanho do centro: atletismo, badminton, basquete, boxe, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, levantamento de peso, lutas, taekwondo, tênis de mesa e vôlei. As modalidades paraolímpicas oferecidas são esgrima em cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball.

O menor dos centros oferecerá condições para que crianças e jovens possam praticar 13 modalidades olímpicas e 6 paraolímpicas. O maior deles terá estrutura para a prática de 16 modalidades olímpicas e as mesmas 6 paraolímpicas.

Ainda durante o encontro, o Ministro garantiu que a pista de atletismo com padrão oficial de atletismo será concluída no Centro Oficial de Treinamento da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo 2014. O valor final da pista já instalada é de U$$ 1,5 milhão e será paga pelo Ministério do Esporte.

Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica será acesa na Grécia e chegará ao Brasil no dia 3 de maio, sendo recebida em Brasília. Da capital federal ela iniciará um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, pelas cidades brasileiras. Na Amazônia e em parte do Centro-Oeste, o trajeto será por via aérea. A chegada está prevista para o dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã. O comboio percorrerá cerca de 500 localidades, sendo 300 cidades. Em Mato Grosso, a Tocha vai passar em junho, pelas ruas de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

+ Acessados

Veja Também