Em relato emocionante, Sachetti enfatiza a importância da prevenção ao câncer de mama

Sachetti enfatiza a importância da prevenção ao câncer de mama
Marcus Mesquita

Em relato emocionante, Sachetti enfatiza a importância da prevenção ao câncer de mama

“Eu convivi com o câncer em casa. Eu mesmo fui diagnosticado com a doença por duas vezes. Sei o quanto a prevenção é fundamental e pode curar ou até mesmo prolongar os anos de vida. Minha esposa Rose ficou conosco por cinco anos, mesmo depois de descoberto o câncer, pois ela se cuidava, fazia a prevenção”.

O relato é do deputado federal e candidato ao Senado Adilton Sachetti (PRB) que participou da abertura da campanha de prevenção ao câncer de mama realizado pela “Associação MTmamma amigos do peito”.

O relato emocionante foi feito a um público de mulheres atentas na noite desta segunda-feira (1), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá.

Para Sachetti, as políticas públicas de saúde precisam focar na prevenção, para que casos como de câncer sejam precocemente diagnosticados, além disso defendeu que o tratamento seja cada vez mais acessível.

A presidente da MT Mamma, Cleuza Dias Leite, explicou que as previsões apontam que, em média, existem 700 novos casos em Mato Grosso e outros 200 somente em Cuiabá, no entanto, ela reforça que não são números precisos.

“Defendemos que haja um controle de estatísticas mais próximo da realidade, pois um levantamento real poderá ajudar na criação de políticas públicas voltas para a prevenção e tratamento da doneção. Tenho acompanhado muitos casos e certamente há muito mais do que realmente temos acesso”, disse Cleuza.

Ao lado de Adilton Sachetti, a candidata a suplente de senadora Alessandra Nicoli defendeu a necessidade de melhorias na gestão na saúde do Estado. Ela representa a região norte de Mato Grosso, tendo sido primeira-dama de Santa Carmem por duas vezes e, também, presidente da Associação das Primeiras-Damas (APDM).

“Sachetti tem sido o deputado da saúde e esse é um dos motivos que me fez estar aqui atuando ao lado dele. Eu morava em uma cidade pequena que é Santa Carmem e Adilton sempre esteve presente”.

“Ele tem um olhar humano e as emendas que destinou para os hospitais filantrópicos, para hospitais que fazem atendimento a pacientes com câncer, ajudaram a salvar centenas de vidas”.

“Estamos tentando levar uma extensão do Hospital de Barretos para Sinop, pois sabemos a importância da prevenção a essa doença”, disse Alessandra, que foi primeira-dama em Santa Carmem e presidente das associações das primeiras-damas de Mato Grosso.

Para a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a sensibilidade de Sachetti para as questões da saúde e o compromisso com o social o diferencia dos demais candidatos. “Ele (Sachetti) é um homem diferente. Tem sensibilidade, é

trabalhador e tenho certeza que fará um grande trabalho no Senado. Sua história de vida ao mesmo tempo que emociona nos traz a confiança de que seremos muito bem representados”, disse Marcia durante o encontro de mulheres.

Também participaram do evento a candidata a vice-governadora pela coligação “A Força da União”, Sirlei Theis, a esposa do candidato a governador Wellingotn Fagundes, empresária Mariene Fagundes, candidatas da coligação e representantes da sociedade civil organizada.

+ Acessados

Veja Também