Em quatro dias de operação de combate ao furto, Energisa encontra mais de 800 irregularidades

Decisão da Justiça de Mato Grosso confirma que corte de energia deve respeitar lei federal

Em quatro dias de operação de combate ao furto, Energisa encontra mais de 800 irregularidades

Uma nova operação de combate ao furto de energia foi colocada em prática ao longo dessa semana na regional de Rondonópolis. Em parceria com as equipes da Polícia Militar, Civil e Perícia Técnica, a Energisa Mato Grosso buscou nas regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara casos de irregularidade.

Com quatro dias completos de ação (06 à 09) foram encontrados nos municípios 820 procedimentos irregulares na medição, sendo destes 385 casos em clientes de médio/grande porte (fazendas, supermercados e lojas) e 9 casos com direcionamento dos responsáveis para prestação de esclarecimentos junto a Polícia Civil.

“A quantidade de situações irregulares são surpreendentes. A cada nova operação, os números são ainda mais preocupantes. É importante lembrar que o furto de energia é crime previsto no código penal, com pena prevista de 1 a 4 anos, além de ser muito perigosa e colocar em risco a segurança da população, aumentando o risco de incêndios, curtos circuitos e até a queima de aparelhos eletrodomésticos”, lembra Sidney Tavares, gerente de Combate a Perdas da Energisa Mato Grosso.

O processo irregular de ligação de energia, como a adulteração dos medidores e das instalações elétricas, traz insegurança para moradores e vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos.

Além disso, esse tipo de instalação impacta no registro do consumo e prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções com maior frequência.

“Temos nos estruturado cada vez mais para permanecer com essas operações continuadas buscando vistoriar e levar mais segurança para essas regiões”, complementa o gerente.

Mais de 200 profissionais participaram da ação e fizeram inspeções em residências, comércios, grandes empresas e fazendas. Sidney avalia as parcerias como um ponto alto da operação.

“A ação conjunta com as equipes da Secretaria de Segurança Pública tem sido fundamental para o combate ao furto de energia. Também precisamos destacar a parceria da população, que tem ligado e denunciado”, pontua e completa: “Não deixe de denunciar. Temos canais abertos para isso, como o 0800 646 4196 e o aplicativo Energisa On. Você não precisará se identificar”.

Ao longo dos últimos três meses, quatro operações ostensivas trouxeram números alarmantes de irregularidades pelo Estado. Foram identificados 12.465 casos de irregularidades entre agosto e novembro, representando um prejuízo de R$ 4,8 milhões de reais a serem arrecadados somente via ICMS para o Estado de Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também