Em plena piracema, pescadores são flagrados usando tarrafas em MT

Redação PH

Redação PH

em plena piracema, pescadores são flagrados usando tarrafas em mt

Em plena piracema, pescadores são flagrados usando tarrafas em MT

O período de proibição da pesca nos rios de Mato Grosso começou em novembro de 2015, mas a pesca irregular continua a ser praticada. Até o dia 29 de fevereiro, só é permitida a pesca de subsistência, com limite diário, mas as regras não têm sido obedecidas por alguns pescadores. A multa para quem for flagrado pode variar de R$ 500 a R$ 100 mil.
A pesca é proibida por causa do período de reprodução dos peixes. Durante os meses de proibição, só é permitida a pesca de barranco com quantidade de até 3 quilos por dia ou um exemplar de qualquer espécie. Ainda assim, é exigida uma carteirinha de amador ou profissional.
Em 2015, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 6,5 toneladas de pescado irregular em Mato Grosso, número 43% maior do que o de 2014. Quem for pego pode ser levado à delegacia e ser autuado em flagrante por prática de pesca em período proibido.
"Quando nos deparamos com cidadãos em prática de pesca utilizando rede ou tarrafas, que são proibidas, é feita a detenção do indivíduo, e são apreendidos os materiais", disse Júnior Campos, tenente da Polícia Militar Ambiental.
A Polícia Ambiental afirma que, neste período, a fiscalização é reforçada. "Nós distribuímos as guarnições para atuar em todo o período proibitivo. Ou seja, de novembro a fevereiro, sempre terá uma guarnição em cada canto do nosso estado", disse Campos Júnior.

+ Acessados

Veja Também