Em MT, mais da metade das casas possuem pelo menos um cachorro

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Divulgada na última semana, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base em dados de 2013 revela que mais da metade das residências em Mato Grosso têm pelo menos um cão. Segundo o levantamento, 56,2% dos lares mato-grossenses possuem pelo menos um cachorro de estimação, média que supera a nacional, de 44,3%.

A média do estado também ultrapassa a média da região Centro-Oeste, que é de 49,8%. O estado do Paraná é o líder nacional em número de domicílios com os animais, com índice de 60,1%.

O IBGE estimou a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorros por domicílio que tenha pelo menos um cão.

Mais cachorros que crianças

Os dados mostram que, no Brasil, também existem mais cachorros de estimação do que crianças (considerando-se faixa etária de 0 a 14 anos). Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), também com dados de 2013, havia à época no país um total de 44,9 milhões de crianças.