Em missão oficial a Nova Delhi, ministro Fávaro e delegação do Mapa visitam a World Food India 2023

Mapa

Mapa

Mapa encerra missão na Índia com avanços na abertura de mercados e comércio bilateral

Em missão oficial a Nova Delhi, ministro Fávaro e delegação do Mapa visitam a World Food India 2023

A expectativa é aumentar a participação das mercadorias brasileiras no país, além de promover a abertura de novos mercados

Durante missão oficial na Índia, o ministro Carlos Fávaro e comitiva formada por secretários e técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, e o presidente da Apex, Jorge Viana, participaram da abertura da World Food Índia com o primeiro-ministro Shri Narendra Modi nesta sexta-feira (3), em Nova Delhi.

No evento, a delegação brasileira visitou o Estande do Brasil, espaço que expõe os produtos brasileiros.

Em visita ao estande institucional destinado à promoção de produtos brasileiros, o ministro falou sobre a abertura de novos mercados, geração de emprego e da qualidade da agricultura brasileira.

“O Brasil produz com sustentabilidade e qualidade. Nossa agropecuária tem uma incrível diversidade de produtos e, na World Food India, estamos mostrando ao mundo essa variedade”, disse.

Fávaro ainda lembrou a abertura de mercado e o avanço das negociações dentro de uma pauta de diversificação das exportações. “Conseguimos a exportação do avocado para a Índia e estamos finalizando os últimos detalhes para novas oportunidades para as frutas brasileiras”, comentou.

Uma delegação brasileira de empresários e associações que também acompanham o ministro poderá explorar oportunidades econômicas, fazer networking e construir parcerias com empresas e investidores indianos e internacionais para expandir seus negócios.

A World Food India, em sua segunda edição, tem a participação de grandes players globais, bem como de empresas indianas de processamento de alimentos e setores associados. Segundo a organização do evento, a expectativa de público é de 75 mil visitantes de todo o mundo durante os três dias. Além do Brasil, 60 países confirmaram participação nos pavilhões internacionais.

Além da feira, o ministro Fávaro ainda cumpre no país uma extensa agenda de reuniões bilaterais com ministérios indianos e empresas para discutir oportunidades de negócios entre os dois países.

World Food India

O Ministério das Indústrias de Processamento de Alimentos da Índia com o intuito de apresentar ao mundo a rica cultura alimentar indiana, bem como promover investimentos no diversificado setor de processamento de alimentos do país, lançou a primeira edição do World Food India em 2017.

A exposição funciona como uma plataforma promissora para mostrar, conectar e colaborar no varejo, processamento, transferência de tecnologia, fabricação e logística da cadeia de frio, ao longo da cadeia global de valor alimentar.

Comércio Brasil e Índia

De acordo com o relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais (outubro de 2023)”, elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Índia terminou o ano de 2022 como a 6ª maior economia do mundo. Com projeção de crescimento anual do PIB de 6,5% para o período 2023-2027.

No campo das relações comerciais entre Brasil e Índia, no ano passado, o comércio bilateral ultrapassou, pela primeira vez desde 2001, a barreira dos US$ 15 bilhões, representando um crescimento de 31,9% em relação ao ano anterior.

Somente o setor agropecuário responde por um terço do comércio total e por 70% das exportações brasileiras para o país indiano.

A Índia é um dos maiores produtores de diversas commodities agrícolas e tem uma base de consumidores de mais de 1,4 bilhão de pessoas, gerando interesse internacional na economia alimentar do país.

+ Acessados

Veja Também