Em missão na Ásia, senador discute aberturas de mercados para exportação de produtos brasileiros

Redação PH

Redação PH

prédio da almt vai receber iluminação diferenciada em outubro

Em missão na Ásia, senador discute aberturas de mercados para exportação de produtos brasileiros

O senador Cidinho Santos (PR/MT) está em missão oficial na Ásia, integrando a comitiva do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Nesta quarta-feira, 21, o grupo participou de uma série de reuniões com a Confederação das Indústria Indianas, com o ministro da Agricultura e Bem-Estar do Agricultor da Índia, Radha Mohan Singh e com a ministra das Indústrias de Processamento de Alimentos, Harsimart Kaur Badal.

Ficou acertado que o Brasil deve começar a exportar maçã, ovos e pintos de um dia para a Índia, além da criação de um grupo de trabalho conjunto para equalização das legislações dos dois países para a exportação de carnes suínas e também para identificação das prioridades do agronegócio de ambos.

“O Brasil produz alimentos de alta qualidade com sustentabilidade, utilizando as mais modernas tecnologias e respeitando o meio ambiente. É um exemplo para o mundo”, destacou o senador Cidinho Santos.

A ministra das Indústrias de Processamento de Alimentos demonstrou interesse na instalação de empresas de processamento de carnes brasileiras em território indiano. O país tem a segunda maior população mundial, com 1,3 bilhões de pessoas e é um grande produtor de alimentos, entretanto, sofre com um índice de desperdício de 40% em função de problemas no sistema de produção, como a falta de logística e de energia elétrica.

A ministra Badal ainda ressaltou o fato de que 800 milhões de pessoas vivem nas zonas rurais da Índia, sem água tratada, energia elétrica e esgoto. O senador Cidinho Santos falou da experiência do Brasil com o Programa Luz para Todos, que pode servir de modelo para o país.

A comitiva brasileira, composta também por 35 empresários do agronegócio, viajou para sete países da Ásia – China, Coréia do Sul, Tailândia, Myanmar, Vietnã, Malásia e Índia – para a negociação de abertura de novos mercados para exportação dos produtos brasileiros.

+ Acessados

Veja Também