Em meio à polêmicas; Conselheiros eleitos serão empossados nesta quarta

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em meio à polêmicas; Conselheiros eleitos serão empossados nesta quarta

Compartilhe:

O prefeito de Rondonópolis  Zé  Carlos do Pátio (PSB)  vai empossar amanhã (10) , a partir das 9h30, no auditório da prefeitura os conselheiros tutelares eleitos no processo ocorrido em outubro do ano passado.

As eleições, no entanto, foram marcadas  por polêmicas. A primeira delas foi a troca do comando da Comissão Eleitoral no começo do processo. Depois o fato de na prova de conhecimento; dos 74 candidatos inscritos, somente 13 obtiveram média de, no mínimo, 60% na prova, que era a nota de corte da prova.

Para manter a competitividade e ter um número mínimo de candidatos, a Comissão se viu obrigada a reduzir a nota de corte.

Para completar, no dia as eleições, foi divulgado um resultado extraoficial diferente do final, causando polêmica e confusão. Uma recontagem de votos foi feita esclarecendo a situação.

No final ainda houve o encaminhamento de denúncias de uso de poder político e financeiro, que foram encaminhadas à Justiça.

Leia mais sobre o assunto: Comissão divulga nomes e eleição do Conselho Tutelar mantém déficit de candidatos

Os candidatos eleitos para o Conselho Tutelar do Centro foram, segundo a quantidade de votos apurados: Isabela Caroline dos Santos Piana (766), Marly dos Reis (682), Alana Beatriz do Espírito Santo (655), Cláudia Ribeiro de Souza Oliveira (646) e Marcos Willian Lopes Sebastião (457).

Para o Conselho da Vila Operária, foram eleitos os seguintes candidatos: Dheysiel de Souza Barbosa (328), Ana Paula Jorge (277), Maria Conceição Honório Souza (199), Salomão Batista Fonseca (190) e Lady Anne Maciel Albertone (136).

O papel do conselheiro tutelar é garantir que todos os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados. O trabalho é remunerado e a eleição acontece a cada quatro anos.

Nesta eleição, os eleitores foram às urnas escolher entre os 28 candidatos. Também foram registrados 47 votos nulos e quatro votos em branco.

O salário médio de cada conselheiro é de R$ 4 mil.

Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp