Em Mato Grosso, ministro do MDA visita territórios rurais do Baixo Araguaia

Redação PH

Redação PH

Em Mato Grosso, ministro do MDA visita territórios rurais do Baixo Araguaia

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, se encontrará com agricultores familiares e integrantes da sociedade civil do território do Baixo Araguaia, em Mato Grosso, a partir desta quarta-feira (11). Os encontros integram o projeto Territórios em Foco, do MDA, e seguem no estado até o dia 13, sexta-feira.

Iniciada em julho deste ano, a ação tem percorrido os territórios rurais de todo o país para conhecer de perto os resultados e desafios presentes no desenvolvimento rural. Dessa vez, as atividades ocorrerão nos municípios de Confresa e São Feliz do Araguaia.

Na quarta-feira (11), o ministro conhecerá as instalações do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A instituição de ensino é especializada em educação superior e tecnológica e oferece cursos na área de agroindústria e agronegócio. O IFMT atende alunos de toda a região e sedia o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), que apoia o Território. Ainda no mesmo dia, o ministro participará de reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA).

Já na quinta-feira (12), de manhã, Patrus terá reunião com o Colegiado Territorial da região. Na parte da tarde, o ministro visitará a Escola Municipal Vida e Esperança. Em seguida, conhecerá a propriedade rural de Renato Kulcentry, agricultor familiar da região que produz leite.

No último dia, sexta-feira (13), a agenda do ministro será no município de São Félix do Araguaia (MT). Pela manhã, Patrus participará da abertura do Seminário da Prelazia de São Félix. À tarde, se reúne com representantes dos assentamentos da região, com foco no Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Bordolândia.

Territórios em Foco

Para direcionar melhor as políticas públicas para o meio rural, o MDA trabalha com o conceito deTerritórios de Identidade. O território é formado por uma reunião de municípios que compartilham aspectos históricos, culturais, econômicos, geográficos, sociais comuns.Dentro dos territórios, a sociedade civil e o poder público se organizam em colegiados paramonitorar a execução de políticas públicas para o campo.

Patrus já esteve nos territórios Sertão Central (CE), Vale do Itapecuru (MA), Norte (ES) e Baia da Ilha Grande (RJ). As atividades são compostas por visitas a espaços da agricultura familiar, assentamentos, acampamentos, quilombolas, colegiados e movimentos sociais. A ideia é aproximar o poder público das comunidades rurais.

+ Acessados

Veja Também