Em entrevista coletiva prefeito de Rondonópolis diz que vai acionar MPF sobre verba investida na Santa Casa

Mike Alves

Mike Alves

Em entrevista coletiva prefeito de Rondonópolis diz que vai acionar MPF sobre verba investida na Santa Casa

Com o anúncio da paralisação dos serviços de oncologia prestados pelo Hospital Santa Casa, o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio afirmou que vai fazer uma representação junto ao Ministério Público Federal solicitando ao órgão que faça a fiscalização dos recursos públicos investidos no hospital.

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (13), o prefeito confirmou que os recursos encaminhados pelo governo federal estão em dia e que a Prefeitura faz o repasse regularmente, sem atraso, para evitar qualquer tipo de irregularidade no atendimento. Zé do Pátio comentou que, como todo recurso já foi repassado para a Santa Casa, é impossível o município fazer outro repasse, mesmo que emergencial, por causa da prestação de contas.

Outra alternativa que o município está analisando para tentar a retomada dos serviços de oncologia é fazer uma representação junto ao Ministério da Saúde para que o órgão que envia os recursos para o pagamento dos serviços tome conhecimento da situação em que se encontra o hospital. Pátio sugere a mudança do regime jurídico da Santa Casa, transformando-o em uma fundação para que seja possível a fiscalização dos recursos.

A paralisação da oncologia e outras questões pertinentes à Santa Casa serão discutidos na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, conforme informou a secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque. Ela ratificou que os recursos referentes aos serviços oncológicos já foram repassados e se diz preocupada com a continuidade dos tratamentos dos pacientes da Nutec, que são de Rondonópolis e toda região Sul do Estado.

Integrantes da comissão de saúde da Câmara Municipal também discutiram o assunto com o prefeito e afirmaram que vão solicitar a realização de uma audiência pública para tratar com toda a sociedade sobre o futuro do hospital.

+ Acessados

Veja Também