Em debate, Taques garante ampliação de programa que reduziu pobreza extrema em MT

Último programa eleitoral do 1º turno ressalta honestidade e pulso firme de Pedro Taques

Em debate, Taques garante ampliação de programa que reduziu pobreza extrema em MT

O governador Pedro Taques (PSDB), candidato à reeleição, garantiu a manutenção e ampliação do programa Pró-Família, que reduziu o número de cidadãos vivendo em situação de pobreza extrema no Estado.

A garantia foi feita no debate da TV Vila Real, exibido ao vivo nesta sexta-feira (28.09), onde Taques também teve a oportunidade de falar sobre outras propostas para o segundo mandato.

Pedro Taques começou o debate agradecendo a população pela oportunidade de mostrar, durante a campanha eleitoral que agora entra na reta final, o trabalho realizado à frente do Executivo.

“Agradeço pela oportunidade de falar o que fizemos. Você, cidadão que me assiste, pode perceber que os demais candidatos nos culpam por todos os problemas de Mato Grosso, mas sou governador há três anos e meio e, apesar de não termos feito tudo, fizemos mais do que aqueles que nos antecederam e que agora tentam voltar ao poder”, endossou.

Sobre o Pró-Família, Taques lembrou que os maiores beneficiados pelo auxílio mensal de R$ 100 para compra de alimentos são idosos e mulheres chefes de família.

O programa atende ainda 3.700 agentes comunitários de saúde em todo o Estado e fez com que Mato Grosso tivesse uma redução de 1,3% no índice de pobreza extrema, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. Os investimentos para melhorar a vida do cidadão mais necessitado são oriundos do Fundo de Erradicação da Pobreza.

Além do programa, o governador também levou aos 141 municípios do Estado a Caravana da Transformação que retirou da escuridão quase 70 mil pessoas com cirurgias oftalmológicas, bem como o programa Endereço Certo, que entregou títulos da casa própria a cidadãos que aguardavam há mais de 30 anos pela documentação de seus imóveis.

Na segunda gestão, Pedro Taques assegura que não só manterá os investimentos em programas sociais, como também buscará ampliar cada um deles com o objetivo de fazer com que cheguem a todos os que precisam.

Austeridade e incentivos – Durante o debate, Pedro Taques lembrou que Mato Grosso é hoje o segundo estado que mais aplica a Lei de Combate à Corrupção.

“A senhora que está me assistindo agora sabe que, infelizmente, existe corrupção em todos os lugares. Uma pessoa não pode ser responsabilizada pelas ações de outra. A diferença é a forma como tratamos a corrupção: tomamos todas as medidas para combatê-la e não passamos a mão na cabeça de ninguém”, disse.

A concessão sem critérios de incentivos fiscais em Mato Grosso também foi pauta do debate, após o governador Pedro Taques denunciar que o candidato Mauro Mendes (DEM) foi beneficiado em mais de R$ 100 milhões com isenção de impostos concedida de forma irregular à sua empresa Bimetal Indústria Metalúrgica LTDA.

Segundo o governador, os fatos constam em relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia Legislativa e são alvo de apuração no Ministério Público Estadual (MPE).

“Cortamos o ‘leitinho’ de muita gente. Eu não passo a mão na cabeça de quem quer que seja. Tomamos todas as medidas para revisar o programa de incentivos fiscais e cobramos a devolução do dinheiro das empresas que recebem esses incentivos. Desde o primeiro ano da nossa gestão, 156 empresas foram retiradas do programa por não estarem cumprindo com as contrapartidas”, disse Pedro Taques.

Questionado por adversários de que supostamente não teria trabalhado para resolver a questão dos incentivos, Taques lembrou do projeto de lei, apresentado por sua gestão, que depois de aprovado passou a promover a concessão do benefício para cadeias produtivas e não mais a empresas individuais.

Outra acusação dos demais candidatos ao governo foi quanto às deficiências no sistema de tratamento e água e esgoto, que foi prontamente desmentida pelo Governo. “Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas tudo que os senhores estão dizendo que vão fazer, eu já fiz. Entreguei plano de saneamento para 105 municípios e reformulamos a lei do Prodeic para dar incentivos fiscais”.

Seguro da vaga para disputar a reeleição no segundo turno, Taques ressaltou o fato de estar preparado para mais quatro anos e defendeu que Mato Grosso não volte ao passado. “Temos condições de fazer muito mais e por isso conto com seu apoio para continuarmos a fazer nosso estado seguir em frente”, finalizou Pedro.

+ Acessados

Veja Também