Elizeu Nascimento vai homenagear personalidades militares com a Comenda em Segurança

Elizeu Nascimento vai homenagear personalidades militares com a Comenda em Segurança
Ilustrativa

A Assembleia Legislativa vai homenagear,  em data a ser definida, autoridades ligadas à área militar com a Comenda em Segurança, homenagem concedida pelo Parlamento. A iniciativa é do deputado Elizeu Nascimento (DC), que teve aprovada na última semana a Resolução nº 6.369 de 2019. Ao todo serão cinco pessoas contempladas.

“A Comenda em Segurança terá sua primeira edição realizada pela Assembleia Legislativa entre policiais e bombeiros militares, praças e oficiais. São cinco militares por ano que podemos contemplar. Então, direcionaremos o reconhecimento para um oficial do Bombeiro, dois praças militares e dois oficiais da Polícia Militar, que vão representar as corporações”, explicou o parlamentar sobre o perfil dos agraciados.

Conforme informações do Cerimonial da Assembleia Legislativa, a Comenda em Segurança foi instituída no dia 11 de março de 2009. De acordo com o artigo 1º da homenagem (Resolução nº 1.102), a Assembleia concede a comenda a militares e civis que têm comprovados serviços prestados à comunidade na área de segurança, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Para a escolha dos homenageados foram utilizados como critérios as ações de prevenção, repressão e vigilância, além da apreciação da Comissão de Segurança Pública e Comunitária do Poder Legislativo.

Vale destacar que além de comenda, a Assembleia oferece outras honrarias em reconhecimento aos trabalhos prestados por cidadãos civis e militares, como: Medalha (14 tipos diferentes), Prêmio (18 títulos), Ordem (17 tipos), Título (4), Diploma (10) e Certificado (1).