Eleitos para Conselhos Tutelares estão em capacitação inicial para exercerem o cargo em Rondonópolis

Eleitos para Conselhos Tutelares estão em capacitação inicial para exercerem o cargo em Rondonópolis

Os conselheiros tutelares eleitos no início de outubro, estão participando de capacitação com o Ministério Público⁹ do Estado iniciado nesta segunda-feira (25), com duração de 10 dias.

O curso de formação inicial é coordenado pela secretaria de Promoção e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O curso é a quinta etapa do cronograma do processo de escolha unificada dos 20 novos conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes que vão assumir os trabalhos por quatro anos, começados a contar em 10 de janeiro de 2020.

Sendo obrigatório pelo menos 75% de presença durante as aulas para serem aprovados para a última etapa, composta pela diplomação e posse.

Durante a formação, os eleitos recebem orientações sobre as atribuições dos conselheiros, tal como em relação aos atendimentos às crianças e adolescentes, visando a melhor atuação possível para atuarem no dia a dia do Conselho. Há também aulas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal.

O município conta com dois Conselhos Tutelares de Rondonópolis, o da área central e o da Vila Operária, cada unidade com cinco conselheiros titulares. Os escolhidos pela população rondonopolitana terão a carga horária de 40 horas semanais.

As etapas do processo de escolha unificada são organizadas em seis, a primeira etapa foram as inscrições e entrega de documentos, a segunda foi análise da documentação exigida, a terceira etapa foi o exame de conhecimento específico e processo de avaliação psicológica.

A eleição, dia do processo de escolha em data unificada foi a quarta etapa, a quinta está sendo a formação inicial, e a sexta etapa será a diplomação e posse.

+ Acessados

Veja Também