Eleições deste ano terá redução em 40% no número de candidatos a vereador em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Roni vai se dedicar à campanha de Thiago Silva

Eleições deste ano terá redução em 40% no número de candidatos a vereador em Rondonópolis

Compartilhe:

As eleições deste ano terão uma redução considerável no número de candidaturas ao cargo de vereador, com uma diminuição de pelo menos 40% em comparação com as eleições de 2020. De acordo com um levantamento feito pelo advogado eleitoral Magno Pereira, são 291 candidatos que deverão ser inscritos na Justiça Eleitoral para a disputa; nas eleições passadas, esse total foi de exatos 500.

Vale ressaltar que houve candidatos inabilitados nas eleições passadas, e deverá haver inabilitações também para este pleito.

No entanto, também houve uma mudança de regras que limitou o número de candidatos. Nas eleições passadas, cada partido poderia lançar no máximo 32 nomes, e neste ano esse número foi limitado a 22 nomes, de acordo com as regras vigentes.

Nas eleições passadas com essa configuração, o vereador mais votado foi Roni Magnani, que teve 2203 votos. A chance desse número ser superado, com um número menor de candidatos , é muito grande.

Leia mais sobre o assunto: 20 vereadores de Rondonópolis se preparam para ir à reeleição

Roni, por enquanto, é o único dos 21 vereadores que não vai à disputa.

Outro motivo é a clara redução do interesse da população em colocar nomes para a disputa. Neste novo modelo, houve também uma redução no número de partidos que inscreveram candidatos, em comparação com o processo de 2020. No total, foram 19 partidos com chapas neste ano, incluindo Republicanos, MDB, PRD, Novo, Agir, PSB, PSD, federação PSDB-Cidadania, federação PT-PV-PCdoB, federação Rede-Psol, Podemos, PL, DC, União Brasil e PDT. Nas eleições passadas, foram 20 partidos com candidatos inscritos para a disputa.

Chama a atenção também que, nestas eleições, partidos considerados grandes e com candidato a prefeito, como é o caso do PSB, não conseguiram preencher todas as vagas. A sigla colocou em ata apenas 15 nomes.

Por outro lado número de eleitores aumentou Arquivo/Agência Brasil

Por outro lado, o número de eleitores, comparado ao processo de 2020, aumentou em 12%, passando de 155.538 em 2020 para 175.293 em 2024. Em tese, há um número maior de votantes com um número menor de candidatos, dando mais oportunidades na disputa.

Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp