Elefanta Lady chega ao Santuário do Elefantes em Chapada dos Guimarães

Elefanta Lady — Foto: SEB/Divulgação

A elefanta Lady chega nesta sexta-feira (29) no Santuário dos Elefantes, em Chapada Guimarães, há 65 km de Cuiabá, vinda da Paraíba (PB).

Ela vivia no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, e viajou mais de 3,2 mil km para chegar ao santuário.

Na próxima semana, Lady vai poder se juntar a Ramba, Maia e Rana, elefantas que já foram acolhidas pelo santuário. A convivência com outros animais da espécie foi um dos motivos pelos quais a justiça determinou a transferência.

A disputa judicial para decidir o destino da elefanta começou em junho deste ano, quando o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a situação da condição de vida do animal que foi resgatado de um circo.

Elefanta Lady — Foto: Instagram/Reprodução

Elefanta Lady — Foto: Instagram/Reprodução

O procedimento foi aberto depois de denúncias de maus-tratos. No final de julho, o laudo entregue ao MPF apontou que a elefanta corria risco de morte, pois o animal estava com a doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

Lady tem cerca de 45 anos, e passou a maior parte de sua vida em circos. Em 2013, ela foi apreendida pelo Ibama no Rio Grande do Norte de um circo no nordeste e enviada para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa.

De acordo com os funcionários do zoológico, ela tem uma doença nas patas, que já era evidente à época que chegou no local.

Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.