Edital do Encceja Exterior é divulgado; confira o cronograma

Exame recebe inscrições entre 25 de junho e 9 de julho. Data das provas também já foi definida: 16 de setembro

Tony Winston/Agência Brasília

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018 já têm data para acontecer: 16 de setembro. O período de inscrições começa em 25 de junho e vai até 9 de julho.

O edital do exame, publicado no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (28), também regulamenta a aplicação para pessoas privadas de liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL), que será aplicado entre 17 e 28 de setembro, em unidades prisionais do Japão, Guiana Francesa e Turquia.

As duas aplicações são gratuitas e direcionadas a brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e que não vivem no Brasil. Este ano, o Encceja tem novos postos: Roma e Barcelona. A relação completa de países e cidades com aplicação é: Estados Unidos, Bélgica, Guiana Francesa, Portugal, Itália, Suíça.

Clique aqui para conferir o edital do Encceja Exterior 2018

Assim como no Encceja Nacional, haverá provas para o ensino fundamental, para maiores de 15 anos, e para o ensino médio, para maiores de 18 anos. Os resultados do Encceja Exterior e do Encceja Exterior PPL podem ser utilizados para emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino.

Para fazer a inscrição, exclusivamente na internet, é necessário informar o número de CPF que será utilizado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência, além do número do passaporte.

No caso do Encceja Exterior PPL, as inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade serão realizadas pelos responsáveis nos consulados gerais em Tóquio, Caiena e Istambul.

Cronograma Encceja Exterior 2018

Ensino fundamental

Manhã

Das 8h às 12h (horário local)

– Ciências naturais

– Matemática

Tarde

Das 14h às 19h (horário local)

– Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação

– História e geografia

Ensino médio

Manhã

Das 8h às 12h (horário local)

– Ciências da natureza e suas tecnologias

– Matemática e suas Tecnologias

Tarde

Das 14h às 19h (horário local)

– Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação

– Ciências humanas e suas tecnologias