Economia gerada no horário de verão abasteceria cidade de MT por um ano

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Economia gerada no horário de verão abasteceria cidade de MT por um ano

O horário de verão vai terminar na virada de sábado (21) para domingo (22) e a economia gerada com o adiantamento do horário normal em uma hora possibilita abastecer o município de Santo Antônio do Leverger, que possui 19 mil habitantes, pelo período de um ano. A cidade fica a 35 km de Cuiabá. Segundo a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, o índice alcançado foi de 0,96%, o que equivale a uma economia de 29.996,11 megawatts de energia.

Já a redução da demanda por potência no chamado 'horário de ponta', das 18h às 21h, período do dia em que o consumo é mais intenso, foi de 4,8%, o mesmo registrado no último ano. A queda da demanda foi de 66 megawatts de energia, o suficiente para atender, nesse período, três municípios do tamanho de Barra do Garças, com mais de 58 mil habitantes.

Essa é a 44ª edição do horário de verão que começou à zero hora do dia 19 de outubro do ano passado e terminará à zero hora do próximo dia 20 de fevereiro, com duração de 126 dias, incluindo 11 estados brasileiros.

O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no horário de ponta, ao permitir que os dias se tornem mais longos e consequentemente proporcione mais tempo de iluminação solar. O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica.

Em Cuiabá, por exemplo, os dias chegam a ser duas horas mais longos no auge do verão se comparados ao restante do ano. “Por isso a mudança do horário neste período é tão importante. Adiantando os relógios em uma hora, é possível aproveitar muito melhor esse aumento da luminosidade”, explica o gerente do Departamento de Operação da Cemat, Sidney Tavares.

+ Acessados

Veja Também