“É preciso lutar por um bem comum”, diz palestrante

Adriana Loch (palestrante) apresenta o tema “Mude você seu ambiente de negócios” ao empresariado local -Rivian Dias

“É preciso lutar por um bem comum”, diz palestrante

Empresariado engajado e participativo transforma realidades. Na palestra nacional trazida a Rondonópolis nesta quinta-feira (31), a empresária Adriana Loch abordou como pontos principais o associativismo, a mobilização e o protagonismo empresarial.

Pensar no coletivo é ter nas mãos uma ferramenta de mudança. Quando os problemas pertencem a todo um setor, para além da competitividade, “é preciso lutar por um bem comum”, diz a palestrante.

O evento faz parte do convênio Políticas Públicas 4.0, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas em parceria com o Sebrae, que tem percorrido diversas cidades do Brasil. Em Mato Grosso, chegou a Sinop e a Rondonópolis. O próximo destino será a capital Cuiabá.

Com o tema “Mude você o seu ambiente de negócios”, Loch usou como exemplos casos reais em que o associativismo promoveu transformação e melhorias ao setor.

“Concorrentes com objetivo em comum tem que se tornar parceiros. Neste ponto, competição também envolve cooperação”, disse. A inclusão ampla de setores no novo sistema do Simples nacional, exemplo dado por ela, promoveu tributação mais justa a empresários em todo o Brasil. Inicialmente, uma reivindicação de contadores, a proposta se ampliou graças a coletividade.

“É fundamental que empresários de todo o Brasil saibam que há quem os represente, seja nos municípios por meio de entidades como a CDL, seja em nível federal por meio da CNDL, Sebrae, entre outros. Qualquer entidade que tenha uma ideia estruturada, um projeto bem elaborado, consegue essa representatividade em Brasília”, argumentou.

O papel do empresário

O caminho, explicou a palestrante, não é fácil. “Quem busca o fácil não abre um negócio”, pontuou. “Ser protagonista envolve superar adversidades dentro e fora da empresa. Quem administra e foca em prosperar e se desenvolver sabe disso”. Ser protagonista é exercer liderança, participar de discussões de interesse da sociedade, apresentar propostas, buscar soluções e acompanhar de perto os resultados.

Junto ao setor público, o papel deve ser ainda mais atuante. “O empresário de hoje tem que cobrar melhorias. Se Rondonópolis hoje tem creche, escola, luz elétrica. É porque existe um setor empresarial gerando emprego e renda, movimentando a economia e a arrecadação de impostos”, concluiu.

Rondonópolis

Importante município no cenário nacional, entre os mais ricos do Estado, Rondonópolis recebeu o evento nacional e itinerante. “O PP 4.0 traz para a nossa região a importância do associativismo, de termos uma voz forte e presente do nosso empresariado aqui em Rondonópolis e do papel de protagonismo que cada um tem na construção de políticas públicas efetivas”, disse o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “ A missão de vida da nossa CDL é trazer empresários para discussões importantes, fortalecer nosso setor junto aos campos privado e público”, completou.

Thiago Sperança (presidente da CDL Rondonópolis) e Adriana Loch (palestrante) – Rivian Dias

FCDL

Representando a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, o vice-presidente da entidade, David Pintor, ressaltou a importância de Rondonópolis no cenário econômico estadual e nacional.  “Nós, enquanto FCDL-MT, temos a honra de receber este tipo de evento. Isso mostra a importância e o desenvolvimento que temos dentro deste município, que hoje representa muito em termos econômicos. É também um agradecimento ao empresariado local, pois a força que vocês tem dentro do nosso sistema reflete em todo o Brasil. Quando se fala em políticas públicas se fala em um aspecto amplo que envolve, inclusive, o setor público. Somos fortes, sempre fomos fortes”, destacou.

David Pintor (presidente da FCDL –MT), Adriana Loch (palestrante) e Thiago Sperança (presidente da CDL Rondonópolis) – Rivian Dias

+ Acessados

Veja Também