Duplicação da BR-163 em Rondonópolis avança na etapa de terraplanagem

Obras são realizadas pela Rota do Oeste entre o km 117,3 e o km 119,4

Duplicação da BR-163 em Rondonópolis avança na etapa de terraplanagem

As obras de duplicação da BR-163, entre o km 117,3 e o km 119,4, na região de Rondonópolis, avançam na etapa de terraplenagem, que é a preparação da estrutura do pavimento para receber a camada asfáltica. Os serviços no segmento tiveram início em abril e integram a primeira fase do projeto elaborado pela Concessionária Rota do Oeste para ampliação da capacidade da rodovia.

O diretor presidente da Concessionária, Diogo Santiago, explica que as equipes concluíram a etapa de implantação da drenagem profunda, fase antecessora e fundamental para garantir o escoamento das águas no período chuvoso e, consequentemente, a funcionalidade do sistema implantado.

“Atualmente estamos na fase de terraplenagem e avaliamos que o andamento da obra está de acordo com ocronograma planejado. Para a realização e implantação do projeto contamos com uma equipe com 40 trabalhadores e mais de 15 equipamentos apropriados para a atividade”, afirma.

Os serviços são realizados no sentido sul da BR-163 e, por enquanto, não houve a necessidade de interdição do fluxo de veículos. Além da duplicação em andamento, a Rota do Oeste trabalha na elaboração do projeto para a construção do viaduto na região conhecida como ‘Trevão’.

O gerente de Relações Institucionais da Rota do Oeste, Roberto Madureira, destaca que todos os encaminhamentos são realizados com o conhecimento e anuência de representantes da Prefeitura de Rondonópolis, com quem a empresa mantém diálogo constante.

“Entendemos que os moradores e comerciantes do município são os principais beneficiários das obras e serviços realizados pela Concessionária. Por esta razão, faz parte de todo o processo o envolvimento com os gestores locais, que são os representantes escolhidos pela população”, comenta Madureira.

O município de Rondonópolis abrange uma região contemplada com diversas obras de melhorias realizadas pela Rota do Oeste desde o início da concessão em 2014.

O trecho da BR-163 ao sul do estado já conta com a duplicação de 117,6 quilômetros, entregues em 2016. No ano passado, foi inaugurado o primeiro posto de pesagem da BR-163, no km 108, onde a fiscalização é realizada em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).