Dr. Leonardo cobra reconhecimento federal da profissão Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Dr. Leonardo cobra reconhecimento federal da profissão Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Uma reivindicação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Mato Grosso foi pauta de reunião, nesta quinta-feira (13.02), entre o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) e técnicos do Ministério da Economia. O parlamentar cobrou celeridade na apreciação do pedido de regulamentação da profissão.

Trata-se da Classificação Brasileira de Ocupação. A CBO é um reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho brasileiro e é viabilizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas do Governo Federal.

“O Brasil está caminhando para ter um curso técnico nacional de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Mas, em Mato Grosso, muitos profissionais já se profissionalizaram, estamos à frente de muitos Estados nessa organização. Por isso, estamos cobrando o reconhecimento da profissão Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias”, explicou Dr. Leonardo.

O Subsecretário de Políticas Públicas e Relações de Trabalho, Matheus Stivali, confirmou a tramitação do pedido dos profissionais de Mato Grosso. “Está em análise. O processo segue o rito e em breve os profissionais serão chamados para se manifestar no processo. Não é um processo rápido, mas acontece com todas as profissões”, detalhou.

Dr. Leonardo agradeceu o trabalho conjunto com a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacse-MT), Dinorá Magalhães, e reforçou o compromisso com a categoria. O parlamentar foi presidente da Frente Estadual em Defesa dos ACS e ACEs e hoje presidente o mesmo colegiado em âmbito nacional.

“São profissionais indispensáveis porque desenvolvem ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, por meio de métodos da educação em saúde, enfatizando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social”, finalizou.

O Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS) visa preparar profissionais para atuarem como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.

+ Acessados

Veja Também