O vereador José Felipe Horta, conhecido como Dr. José Felipe (PL), ressaltou a importância do projeto de sua autoria que visa a criação da primeira escola ambiental de Rondonópolis e de todo o estado do Mato Grosso. Segundo o parlamentar, a iniciativa é um marco para a educação ambiental da região.
A área destinada à escola já foi adquirida na região do Planalto, abrangendo 100 mil metros quadrados. O vereador explicou que a aquisição foi realizada pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público Ambiental. “Agora nós temos que discutir novamente esse projeto, e eu gostaria que fosse inserida a Universidade Federal, porque temos os cursos de Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental. Além disso, seria fundamental convidar também o Estado, pois o projeto envolve a educação das crianças da rede municipal, podendo abranger também a rede estadual”, destacou o vereador.
Debate Sobre o Trânsito e Segurança no Transporte Público
O parlamentar também participou de uma reunião realizada pela Comissão de Trânsito da Câmara de Vereadores, onde discutiu soluções para reduzir os acidentes nas ruas de Rondonópolis. Durante o encontro, José Felipe lembrou de um projeto de sua autoria que poderia contribuir com essa questão. “Talvez possamos colocar em prática uma lei de minha autoria, apresentada no mandato passado, que a gestão anterior não implementou. Essa iniciativa visa conscientizar sobre o autismo no trânsito. Muitas vezes, uma pessoa autista pode ter uma crise, exigindo que o motorista pare o carro ou reduza a velocidade drasticamente. Queremos implementar uma ação de adesivagem, permitindo que os familiares coloquem um adesivo nos veículos para alertar outros motoristas sobre a presença de um autista no carro”, explicou.
Outro ponto abordado foi a segurança no transporte público. José Felipe ressaltou a importância da implantação de câmeras de segurança nos ônibus para coibir assédios sexuais e assaltos. “É uma lei de minha autoria que obriga todos os ônibus de transporte a terem essas câmeras para garantir mais segurança aos passageiros”, completou.
Prevenção Contra Dengue e Chikungunya
O vereador também participou de uma reunião solicitada pela presidente da Comissão de Saúde, Luciana Horta (PL), junto à Comissão de Saúde. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Altemar Lopes (Podemos), além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com o objetivo de definir estratégias para prevenir o aumento de casos de dengue e chikungunya.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde surgiram diversas ideias de combate ao mosquito. O doutor Altemar apresentou um projeto interessante que viu em Campo Grande e está buscando implementá-lo. Eu também sugeri a adoção de um projeto de minha autoria aprovado em 2024, que é a implantação do Catatreco. Essa iniciativa, já presente em cidades como Cuiabá e Goiânia, tem como objetivo coletar e remover objetos descartados em vias públicas, como fogões, geladeiras, colchões e sofás, prevenindo acúmulo de lixo e criadouros do mosquito da dengue”, finalizou o vereador.