Dr. João faz indicação à Seduc para a instalação de postos de transformação elétrica em escolas

Precursor no transplante de rim, deputado realizará audiência na AL sobre doação de órgãos
Fablicio Rodrigues/ALMT

Dr. João faz indicação à Seduc para a instalação de postos de transformação elétrica em escolas

Atendendo reivindicações das comunidades escolares do município de Tangará da Serra e região, o deputado estadual Doutor João (MDB) apresentou indicações no sentido de instalar postos de transformação elétrica nas unidades de ensino.

O posto de transformação, ou simplesmente PT, é uma instalação onde acontece a transformação da energia elétrica de média para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão.

Os níveis de tensão necessários para a boa estabilidade de um sistema elétrico são obtidos por meio das instalações em que se usam os transformadores, e os PTs têm a função de reduzir a tensão de níveis elevados para níveis utilizáveis pelos consumidores finais.

Muitas escolas enfrentam problemas pela incapacidade de atender a demanda do estabelecimento escolar com energia elétrica em níveis adequados. O deputado Dr. João ressaltou sobre a alta demanda de energia em uma escola, como lâmpadas, computadores e aparelhos de ar condicionado, e a importância do bom funcionamento de todos esses fatores que influenciam diretamente no aprendizado e bem-estar dos alunos e funcionários.

O parlamentar destacou que atualmente muitas escolas possuem equipamentos eletroeletrônicos que não estão instalados por problemas elétricos e que vai cobrar do Poder Executivo a regularização disso.

As escolas destacadas sem postos de transformação, localizadas no município de Tangará da Serra, são: Escola Estadual Ernesto Che Guevara, Escola Estadual Emanuel Pinheiro, Escola Dr. Hélcio de Souza, Escola Ramon Sanches, Escola 15 de Outubro e Ceja Antônio Casa Grande.

Unidades de ensino de outros municípios também foram mencionadas pelo parlamentar, entre elas a Escola Estadual Acad Lauro Augusto de Barros, no município de Santo Afonso; Escola Angelina Francisco Mazutti, em Campos de Júlio; Escola Anísio José Moreira, em São José do Rio Claro; Escola Luiz Frutuoso da Silva, em Sapezal; Escola Monteiro Lobato, em Peixoto de Azevedo; e Escola Osmar Pinheiro da Silva, no município de Nova Maringá.

+ Acessados

Veja Também